quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Programa Escola sem Partido

A educação é protagonista para avançarmos na pratica em conceitos ligados a democratização. Mesmo estado longe de sermos uma democracia estável, é inaceitável a imposição de projetos conservadores e antidemocráticos no atual curso da história brasileira. Políticos querem enfraquecer nossa soberania a partir do chamado “Programa Escola Sem Partido”. 

Se crianças não aprenderem de forma generalista, humanista, crítica e reflexiva sobre política na escola, a política partidária passará a ter cada vez menos importância no cotidiano das pessoas. Mas o contrário sim deveria ser sim o foco desses líderes. É essencial e urgente o fortalecimento dessa política afim de contribuir no entendimento da complexidade e o pluralismo da sociedade cultural contemporânea. 

Excluir a política das instituições de ensino é contrapor princípios fundamentais que regem uma sociedade democrática. Criminalizar a prática partidária é um golpe contra as instituições democráticas por violar a constituição brasileira. A carta magma diz que é livre a manifestação do pensamento e que o ensino precisa observar a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas. 

Promover ideias ligadas ao chamado “Programa Escola Sem Partido” é deslegitimar por completo a função do professor, que conquistou o direito de estar em sala de aula por meio de estudos. A prerrogativa maior de definir os conteúdos que devem ser ministrados na escola devem estar intrinsicamente ligados ao Ministério de Educação. 

O “Programa Escola Sem Partido” quer transformar os professores em instrutores. Fortalecer o diálogo entre professores e alunos em sala de aula está ameaçado. Ameaçar a pluralidade é um ataque à educação. Sintetizar as competências cognitivos, históricas e os fundamentos cânones da escola é retroceder em todo o sistema educativo nacional. Assim, alunos perdem mais uma oportunidade de contextualizar, interpretar e explicar informações atuais a partir de elementos da realidade. 

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