sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

O jornalismo como protagonista

Os bastidores do profissional da notícia foram retratados em clássicos do cinema, do teatro, da literatura e, mesmo, em novelas. Tudo começou em 1836, com a trilogia Ilusões Perdidas de Honoré de Balzac e um pouco mais tarde, o grande impulso foi dado com Gustav Freytag, em 1853, na comédia Die Journalisten. Agora chegou a vez dos seriados mostrarem os bastidores do jornalismo.

A primeira temporada da série The Newsroom, que passava aos domingos à noite pelo canal a cabo HBO, encerrou no Brasil. A segunda temporada foi confirmada e logo depois de estrear nos Estados Unidos começará a ser veiculada também por aqui. Na estreia, The Newsroom foi visto por mais 2,1 milhões de americanos e no Brasil o programa foi assunto de intensas discussões em veículos especializados sobre comunicação e jornalismo.

Assisti aos dez episódios da primeira temporada. Domingo após domingo esperava com ansiedade pele série. É um dos poucos programas que conseguiram retratar uma verdadeira redação e ao mesmo tempo deixar o conteúdo atraente aos leigos. Bem diferente da redação do Planeta Diário. Todas as pessoas tinham uma função real e o público teve a oportunidade de conhecer em detalhes as atividades que compõem um telejornal.

O roteiro foi assinado pelo premiado Aaron Sorkin, que mais uma vez mostrou sua grande habilidade em construir diálogos interessantes com assuntos complexos. Ao mesmo tempo deixou claro a sua crítica ao atual momento do jornalismo, tomado por histórias sensacionalistas. Ao longo da série foram tratados dilemas típicos da profissão: atritos do setor comercial com o departamento jornalístico e a ditadura de audiência.

A redação da série cobriu acontecimentos reais de 2010 e 2011, como a captura e morte de Osama Bin Laden, a Primavera Árabe e o acidente nuclear de Fukushima. Como o telespectador ainda se lembrava desses fatos, os jornalistas do seriado seguiram caminhos alternativos para chegarem a “verdadeira” notícia.

Apesar de o seriado defender o retorno da “era da ouro do jornalismo”, também foram questionadas questões históricas do jornalismo. Para o seriado, a imparcialidade deveria ser abolida para tirar a passividade dos apresentadores que não pressionam os políticos durante as entrevistas.

Os elementos que compõem a trama no programa ajudam a compreender a nossa profissão. Não importa o veículo, a comunicação e a informação permeiam as nossas vidas e influenciam as nossas escolhas e decisões. É por meio dos veículos de comunicação que a sociedade se retroalimenta, gera significados e interpreta o mundo. Daí a importância das pessoas estarem cientes da força da mídia, mas acima de tudo de compreender melhor aquilo que é veiculado.

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