quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Escolas britânicas e as famílias LGBT

O Reino Unido é exemplo de democracia estável já que consegue manter um governo democrático sem grandes rupturas há quase 900 anos. O sistema parlamentarista e a monarquia consegue viver de forma harmônica há séculos. Porém, o Reino Unido quer ser exemplo mais uma vez. Agora é no campo da educação e do ensino. 

As escolas britânicas começaram a adotar novas políticas para uniformes pregando o que chamam por lá de “gênero neutro”. Essa ação quer combater a discriminação, mesmo que a realidade europeia seja bem diferente da brasileira. Lá, de forma especifica em Londres, o preconceito é mínimo. Mas, o governo quer avançar ainda mais nesse campo para garantir a igualdade de fato. A medida visa evitar a discriminação contra a comunidade de alunos LGBT. 

Governo e a Associação de Escolas atuam juntos na qualificações de professores para garantir o êxito no tema. Cursos e palestras atualizam os docentes quanto a linguagem usada pela comunidade LGBT. Lá e mesmo aqui as graduações voltadas a formação de professores não possuem disciplinas especificas para tratar do tema. 

Mesmo que seja incomparável a realidade brasileira com a europeia, o movimento LGBT e mesmo o movimento negro no velho continente conseguem avanços. Lá talvez nem esteja tão em voga a igualdade – como temos eventualmente por aqui – mas, existe respeito ao próximo. Infelizmente por aqui, um dos países mais “pacíficos” e “acolhedores” do mundo, ainda discutimos formais para vencermos o racismo. Mesmo que tenhamos mais cidadãos que se declaram negros do que brancos. Parece contraditório....

Nenhum comentário:

Postar um comentário