domingo, 24 de janeiro de 2016

Cerveja com gosto de chimarrão


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A tendência de cervejas com ingredientes diferentes, flavorizadas e com adição de temperos chegou para ficar. As opções de sabores inusitados incluem framboesa, maracujá, gengibre, chocolate belga, entre outros. A primeira micro cervejaria do país nascida em 1995, a DaDo Bier, do empresário gaúcho Eduardo Bier Corrêa, seguiu a tendência e promove, desde 2014, uma cerveja que leva em sua composição a erva-mate. 

Do estilo herb beer, a bebida é elaborada com Ilex paraguariensis, possui baixa fermentação, médio teor alcoólico (5%), coloração esverdeada e amargor equilibrado, típicos da erva utilizada no preparo do chimarrão. A DaDo Bier Ilex, preparada com folhas fragmentadas de erva-mate, traz ingredientes como lúpulo, água mineral e um blend de maltes importados. 

A cerveja demorou um ano e meio para chegar ao resultado final. O mestre-cervejeiro Carlos Bolzan buscou unir em uma mesma fórmula o que a erva-mate e a cerveja têm de melhor. Agradável ao paladar, logo ao abrir a tampa, percebe-se o aroma marcante da erva que se espalha no ambiente. A coloração é esverdeada e já no primeiro gole a erva-mate domina o paladar. A cerveja traz toques de chá verde, mais amargo. A DaDo Bier Ilex foi colocada no mercado nacional em garrafas de long neck e também pode ser vendida como um kit composto por um copo no formato de uma cuia de chimarrão.  

Seguindo essa tendência, a Anheuser-Busch InBev, empresa multinacional de bebidas e cervejas formado em 2004 pela fusão da belga Interbrew e a brasileira Ambev, usou a marca Bohemia para agregar a cervejas com pimenta rosa, jabuticaba e erva mate. A intenção foi  reposicionar a Bohemia para o mercado de cervejas especiais. A cerveja Bohemia Caá-Yari, do estilo Belgian Blond Ale, conta com notas de especiarias e erva-mate. Ela é de cor dourada e encorpada. O sabor é maltado e o rótulo pede pratos mais condimentados, além de queijos fortes. A campanha publicitária destinada ao público gaúcho, na época de seu lançamento, fez alusão à cultura gaúcha. Em um dos outdoors, a mensagem foi a seguinte: "Se beber, não galope". Em outro trabalho de divulgação, apareceu a seguinte mensagem: "Mais gaúcha que isso, só se viesse em garrafa térmica".

Em Venâncio Aires, a microcervejaria Goldbier, também registrada junto a Anvisa, lançou em 2013 uma cerveja com erva-mate. Os três sócios - Rodrigo Decker, Luis Kroth e Leandro Glieriniciaram – para chegarem ao resultado desejável pesquisaram maltes, lúpulos e leveduras que pudessem receber a adição de erva-mate sem criar uma confusão de sabores. Para chegar ao sabor ideal foi usada uma erva-mate com gosto e aroma permanentes e estável. Para isso, a escolhida foi a planta beneficiada no sistema conhecido como carijó barbaquá. Esse produto remonta ao período das reduções jesuítas no estado, quando os indígenas colhiam a erva-mate, sapecavam e deixavam secar sobre um braseiro com fumaça, proporcionando gosto e aroma característicos.


Com informações da Folha do Mate, R7, G1 Pautas de Guarda.

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