A biblioteca é tida força propulsora do processo educacional e em uma escola esse espaço é responsável por complementar o currículo. A leitura mais do que desenvolver a capacidade da leitura, contribui para o desenvolvimento da criatividade e comunicação. A partir de legislação aprovada 2010 o Brasil precisa construir mais de 64,3 mil bibliotecas em escolas públicas até 2020. A cinco anos do fim do prazo, 53% das 120,5 mil escolas públicas do país não têm biblioteca ou sala de leitura.
Os dados mostram grande disparidade regional na oferta de bibliotecas escolares. A região sul é a possui atualmente o maior número de bibliotecas em escolas públicas. São 77,6% conta a região Norte, que apenas 26,7%. Apenas o Rio Grande do Sul tem 83,7%. A biblioteca pública é o equipamento fundamental para que famílias e escolas possam desenvolver essa habilidade no jovem.
Isso mostra que a Pátria Educadora ainda não tem a educação como prioridade. Pois, não há como não deixar de exigir o cumprimento dessa lei em sua integra. O país perde em não munir as escolas desse equipamento e em promover uma campanha de para que as famílias se envolvam na formação leitora das crianças. É importante que a biblioteca seja a casa do leitor para contribuir na formação literária, melhorar a escrita e o vocabulário. Biblioteca é fundamental para a formação do cidadão.
Ao mesmo tempo é o Brasil precisa elevar seu desempenho em matéria de educação. Nesse contexto, a leitura pode despertar nos ciclos básico e fundamental o interesse pela informação e pela aquisição do conhecimento. Somente assim estaremos garantindo uma sociedade capaz de interagir com o futuro por meio de novoas tecnologias e gerando novas experiências para garantir a plena cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário