domingo, 24 de janeiro de 2016

O barista e a erva-mate

1
Barista é o profissional especializado em cafés de alta qualidade. Esse profissional, mais do que preparar os chamados cafés especiais, também atua na criação de novas bebidas. Mais do café, esses produtos podem conter ainda cremes e bebidas alcoólicas. Além disso, agora existe um movimento sulista brasileiro para incorporar a essas ações também chás, de forma especial os que possuem na base de sua composição a erva-mate.

A partir dessa medida empresa do setor ervaterio do Paraná incentiva aos baristas a produzirem bebidas verdes e tostadas a base de erva-mate, quentes e frias, aromas naturais e saborizados. O empreendimento está instalado a beira mar na Praia de Caiobá, município de Matinhos. A empresa utiliza folhas da ilex-paraguariensis colhidas na região de Laranjeiras do Sul, a uma altitude média de 840 metros.

O padrão de granulometria da empresa teria sido desenvolvido por pesquisas que duraram quase cinco anos. De 2011 a 2015 ervateiros, tea sommeliers, baristas e torrefadores da Europa e das Américas do Norte e do Sul trabalharam para alancarem a melhor performance.

A marca MateSpresso conta com registro aprovado no Brasil (Mercosul) e Estados Unidos (alcance ainda na União Europeia). A patente foi protocolada em setembro de 2015 e por conta disso, a utilização tanto da marca, quanto do equipamento está formalizações contratuais e royalties. O lançamento dos primeiros produtos ocorreu em 28 de setembro de 2015 em Curitiba.

A origem do termo barista vem do italiano. Na língua europeia o termo é designa qualquer atendente de bar, mas no resto do mundo esse título passou a ser usada para os profissionais que servem e preparam cafés no balcão de cafeterias. Em algumas situações especifica, seria o equivalente ao sommelier do vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário