Nos dicionários cidadania é explicada como qualidade ou estado de cidadão. Ser cidadão, além de residir em um determinado município implica em colocar os interesses humanos acima dos seus próprios e da pátria. Ser cidadão significa usufruirmos de direitos, mas também deveres.
Esses deveres são em última análise a busca por alternativas que possam auxiliar na conquista de melhores condições de vida em favor do próximo. Com os direitos civis, políticos e sociais vem também os deveres que implicam em pagar impostos, votar e cumprir as leis. É a partir da consciência do ser cidadão que se exercita a cidadania em sua plenitude.
A base da evolução e a realização é a responsabilidade. Na educação o professor precisa tomar ciência da responsabilidade como educador. Por mais fácil que seja seguir o básico, é necessário ir além e assumir o desafio para contribuir na emancipação do estudante. Ações como essas, na sociedade contemporânea, correspondem a uma série de iniciativas e práticas que procuram diminuir desigualdades e ajudar no aprimoramento da cidadania em objetivos sociais.
As pessoas fogem às responsabilidades por acreditarem que elas desaparecem ao serem ignorados ou evitados. Porém, responsabilidade é o preço a pagar pelo direito de fazermos as nossas próprias escolhas. Logo, responsabilidade é sinônimo de oportunidade. Assumindo as nossas responsabilidades como cidadão contribuímos para a redução das desigualdades sociais, junto com a preservação de recursos, ambientais e culturais, para gerações futuras e o respeito à diversidade. Ser responsável significa ser aquele que responde por algo, é estar consciente de seu papel e de suas obrigações.
É importante ressaltar ainda que a ética é condição indispensável para chegarmos à condição de socialmente responsáveis. Além disso, não devemos ficar esperando que as condições externas tornem-se favoráveis para agirmos com qualidade. Comprometimento é uma questão de responsabilidade. Na cidadania outra questão é importante é sabermos dar o exemplo.
Se dia após dia fizermos um pouco, alcançaremos melhores condições de vida, para nós mesmos e para o próximo, numa visão a curto prazo, e para as futuras gerações. Precisamos transformar os padrões de conduta do nosso país. Assim, podemos dizer que a cidadania é feita com o respeito a partir da responsabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário