domingo, 24 de janeiro de 2016

Erva-mate, o ouro verde./ Erva-mate, a planta do mundo./ A erva-mate do chimarrão./ O chá do mundo./



Eu sou Rio Grande, do churrasco e da erva mate./ neste ritual de amizade em comunhão palavras índias, que adoçadas pela água nos irmanaram, perpetuando a tradição./ Eu Sou Rio Grande./ (Música tema da Semana Farroupilha 2013) 

O chimarrão é muito mais que uma bebida ou um chá, porque transcende a questão meramente econômica, alimentícia e habitual. Representa à cultura, a tradição e a história do povo gaúcho. Por isso é o símbolo da amizade, da hospitalidade e fraternidade gaúcha que são bens imateriais e inestimados. - diretor Executivo do Ibramate, Roberto Magnos Ferron


Nomes
Nome em português: Erva-mate, Chimarrão (bebida), mate, chá-mate, erveira, erva-mate, congonha
Nome binomial: Ilex paraguariensis A. St.-Hil.
Nome francês: Maté, yerba maté
Nome inglês: maté, mate, yerba mate
Nome alemão: Mate
Nome italiano: mate
Nome espanhol: Mate, Yerba mate

Os dez mandamentos do chimarrão
1) Não peças açúcar no mate.
2) Não digas que o chimarrão é anti-higiênico.
3) Não digas que o mate está quente demais.
4) Não deixes um mate pela metade.
5) Não te envergonhes do "ronco" no fim do mate.
6) Não mexas na bomba.
7) Não alteres a ordem em que o mate é servido.
8) Não "durmas" com a cuia na mão.
9) Não condenes o dono da casa por tomar o 1º mate.
10) Não digas que chimarrão dá câncer na garganta.

Mais do que o ingrediente principal do chimarrão, a erva-mate tem muitos sabores, usos e receitas de norte a sul do país. Mesmo que o consumo principal seja pela infusão da erva-mate com água quente, forma típica conhecida como “chimarrão”, na região sul do Brasil; quando em água fria, tem-se o “tererê”. A planta ainda pode ser consumida por meio do tradicional de chá, quente ou gelado, como é comum em São Paulo e Rio Janeiro.

Com o passar do tempo, aliado ao crescimento populacional europeu no sul da América, o hábito de tomar chimarrão ou tererê ganhou ainda mais adeptos. Além do Brasil, a bebida é consumida na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e em algumas localidades do Chile, do Bolívia e do Peru. Nos três primeiros países, o mate é reconhecido como bebida nacional. Os argentinos são os maiores produtores de mate do mundo e na sequencia aparece o Brasil.

A Síria, Líbano e Arábia Saudita estão entre os maiores consumidores do mate hermano. A erva-mate brasileira tem como principal destino o Uruguai. Enquanto que na Tailândia é considerado produto nobre, na China o consumo ocorre dissolvido em leite de soja. A erva-mate é pouco popular na Europa e nos Estados Unidos, pois lá o café ainda é mais apreciado.  Mas na Alemanha é usado também como ingrediente para cervejas, sucos e chás.

 Além de chimarrão (e mate), a bebida também é conhecida por tererê, congonha, erva-verdadeira, erva-congonha, chá-mate, chá-do-paraguai, chá-dos-jesuítas, chá-das-missões, mate-do-paraguai, chá-argentino, chá-do-brasil, congonha-das-missões, congonheira, mate-legítimo, mate-verdadeiro.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário