quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Município de Lapa e o museu do mate

 Crédito: Sílvia Oliveira <fonte:matraqueando.com.br> 

A exploração da erva-mate e a atividade tropeira fizeram parte das atividades econômicas da história de Lapa. O município paranaense fica na região metropolitana de Curitiba e pelo seu passado histórico, o turismo mostra a beleza existente em seu patrimônio histórico e cultural. Lapa possui a quarta maior área territorial do Paraná.

Lapa, que foi elevado a município em 1872, teve inaugurado o primeiro engenho em 1884. O engenho Santo Antônio somente visava o mercado externo. Mesmo que naquele período, a erva-mate tenha sido o centro das atividades econômicas da Lapa e região.

Para abastecer o mercado local, foi criada em outubro de 1945 a “Herva Matte Legendária”. O sabor se mantém desde esse período. A empresa foi fundada por três irmãos na cidade que foi palco de um importante evento histórico, o Cerco da Lapa. Justamente por isso é que a empresa baseou o seu logotipo no desenho que ilustra o Panteão dos Heróis, que homenageia os combatentes desse episódio que impediu o avanço da Revolução Federalista em 1894.

A Erva-Mate Legendária é uma das raras empresas do estado que preserva esses traços quase centenários. Para guardar parte da história desse período e valorizar a arte do chimarrão, foi criado o Museu do Mate. O Museu está localizado na sede da empresa onde é possível conhecer um pouco da história da Legendária e da erva-mate no estado.

O local recebe visitas de grupos de escolas e universidades. O espaço exibe peças, materiais utilizados na produção e transporte da erva, objetos pertencentes aos tropeiros que transportavam a erva e utensílios de plantio e colheita, além de fotos e artefatos necessários para servir o chimarrão e o chá-mate.

Ainda pode ser visitado na cidade o Monumento ao Tropeiro. A peça ressalta a importância daquela atividade econômica para o desenvolvimento da região. A Lapa foi ponto de passagem das tropas que transitavam na rota entre Viamão (RS) e Sorocaba (SP). Os tropeiros foram importantes no processo de divulgação do chimarrão.

 

http://lapa.pr.gov.br/conteudo/412/turismo-cultural
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/historia/erva-mate-legendaria-na-lapa-mantem-o-mesmo-estilo-de-producao-artesanal-desde-1945-9eqzo1c6ewd32161po1y1hqlc

Nenhum comentário:

Postar um comentário