O município de Mato Grosso, Canarana possui seu próprio monumento em homenagem a cultura ligada a promoção da infusão gerada a partir da erva-mate. A cidade, no coração do centro-oeste brasileiro, foi instalada em 31 de janeiro de 1981, mas enquanto ainda era distrito de Barra do Garças, os colonizadores queriam demostrar sua gratidão e prosperidade a partir da construção de um monumento.
Segundo dados da Fundação Pró-memória de Canarana, naquele período mais de 80% de moradores eram oriundos sul do Brasil. Por isso estes moradores, na sua maioria agricultores, eram chamados de gaúchos. Na época, o distrito ficava há 340 quilômetros da cidade de Barra do Garças. Para fomentar o movimento emancipacionista foi proposto a criação de um monumento. Em reunião foi aprovada a construção de construção de Cuia e Chaleira.
A inscrição “Em Homenagem a Você” deverá ser perpetuada e destinada a todos aqueles que visitarem o monumento. Para definir o formato da chaleira o autor se inspirou em uma chaleira da sua casa paterna. Seu pai falava que aquela chaleira, na qual se inspirou, tinha mais de 100 anos. A cuia e a bomba também foram inspiradas nos modelos existentes na infância na casa dos pais. O monumento da Cuia e Chaleira foi inaugurado em 25 de julho de 1979, dia do Colono e do Motorista, muito comemorado e festejado no sul.
O nome de Canarana foi escolhido por um pastor luterano, gaúcho de Carazinho, por conta da presença em grande quantidade do famoso capim da amazônico. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população estimada em 2016 era de 20.461 habitantes.
http://promemoriacanarana.blogspot.com.br/2010/12/historia-do-monumento-da-cuia-e.html http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=510270&search=||infogr%E1ficos:-informa%E7%F5es-completas
http://mochileiro.tur.br/canarana.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário