Rio das Antas é uma pequena cidade, com pouco mais de seis mil habitantes, às margens do Rio do Peixe, no meio-oeste catarinense. Numa primeira impressão, parece que a cidade tem pouco a oferecer. Mas a hospitalidade e atrações impares diferenciadas no estado e mesmo no país são destaque por lá. Destaque para o prédio construído em formato de chaleira, tida pelos criadores como a maior chaleira do mundo.
O movimento é o pórtico de uma indústria ervateira que foi criada em foi criada no dia 21 de janeiro de 1994. Já o pórtico é mais recente e virou um ponto turístico. É composto por uma cuia de seis e pela chaleira gigante. Esta possui 12 metros de altura e na parte superior está instalado um apartamento.
A casa de cerca de 50 metros quadrados reúne todas as condições de uma pousada, com sofá-cama, banheiro, cozinha, churrasqueira e até um escritório. No topo da churrasqueira tem também uma grande sacada. Para o pleno funcionamento da churrasqueira, o pegador da dita tampa da chaleira funciona como um exaustor.
Pesquisa realiza pelos empresários indica que não existe chaleira que chegue próximo ao tamanho da construída em Rio das Antas. Por isso, existe a perspectiva de registrar o monumento do livro dos recordes.
Rio das Antas integra a microrregião do Alto Vale do Rio do Peixe e possui uma área de 317 quilômetros quadrados. Faz limite com os municípios de Videira, Caçador e Fraiburgo. A colônia, iniciada no final do século XVIII, recebeu esta denominação devido à grande quantidade de antas existentes no local. A colonização está ligada a construção da estrada de ferro São Paulo - Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário