Símbolo oficial da cidade, simboliza o tradicionalismo e a hospitalidade do povo passofundense. O monumento foi instalado em 1957, por conta da passagem do centenário de Passo Fundo. A cuia teria sido doada, segundo livros de história e brochuras de turismo, em sete de agosto daquele ano, pelo governador de São Paulo como presente pela passagem do centenário de Passo Fundo. A Cuia está localizada na praça Marechal Floriano no ‘coração’ da cidade.
O jornalista, doutorando em Comunicação, João Vicente Ribas, observa, no entanto, que enquanto mestrando em História, não encontrou fontes confiáveis que destacassem o objetivo desse presente e segundo ele, nada foi encontrado nos dois jornais diários da cidade durante aquele ano da doação que fizessem referência ao então governador Jânio Quadros e cuia.
Ainda sobre o monumento, Ribas afirmou em sua dissertação de mestrado que é um dos ícones que se sobressai na “na construção da identidade local, predominando sobre outras referências simbólicas possíveis, como a cultura indígena, a dos imigrantes, ou processos históricos a exemplo da extração de madeira e da ferrovia” (RIBAS, 2007).
Em 26 de dezembro de 1995, a cuia passou a ser símbolo oficial do município. A lei previa ainda que o símbolo fosse estampado em todos os impressos utilizados pelos poderes executivo e legislativo. Até então, apenas o brasão e a bandeira eram símbolos oficiais. Em diferentes textos, a “Cuia de Passo Fundo” é classificada como o monumento mais conhecido do município.
É a maior cidade do Norte do estado e possui quase 200 mil habitantes. O município de Passo Fundo, emancipado em 28 de janeiro de 1857, teve sua formação a partir de 1827, como resultado da ocupação do Planalto Médio e Alto Uruguai, e seu território original hoje abriga 107 municípios do Rio Grande do Sul. Leva esse nome em razão de um rio de mesmo nome utilizado pelos tropeiros desde o século XVIII.
http://cidadesturbinadas.blogspot.com.br/2009/11/o-rio-cidade-e-historia-de-passo-fundo.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Passo_Fundo
http://www.passofundotche.com.br/turismo
http://pampurbana.blogspot.com.br/2013/08/a-cuia-na-praca.html
http://nexjor.com.br/2012/04/fragmentos-de-uma-historia/
http://sbau.web2204.uni5.net/Arquivos/21296.pdf
https://secure.upf.br/pdf/2007JoaoVicenteRibas.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário