quarta-feira, 7 de setembro de 2016

A Supercuia

Artista plástico gaúcho Saint Clair Cemin assina a criação da "Supercuia", obra de 2003 que fica às margens do Guaíba, em Porto Alegre. A Supercuia é composta por resina sintética, tendo a sua forma dodecaédrica formada por um discutível conjunto de porongos utilizados no consumo do chimarrão. O monumento foi oficialmente entregue em 28 de março de 2004.

Cemin foi o artista homenageado na 4ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, na Usina do Gasômetro, ocorrida em 2003 na capital gaúcha. Como presente aos porto-alegrenses, Cemin homenageou a cultura ligada a erva-mate por meio do chimarrão, representando porongos, amadurecidos e sem sementes. Após a exposição da peça durante a Bienal, esta foi doada ao Município.

A Supercuia foi confeccionada em resina sintética e apresenta 12 formas idênticas, que formam um dodecaedro. Segundo o autor, seu objetivo era unir a forma sensual da cuia de chimarrão ao vigor platônico do dodecaedro regular. Conforme o autor da obra e noticiado na época pela imprensa, a sua intenção foi "unir a forma sensual da cuia de chimarrão ao vigor platônico do dodecaedro regular".
A Supercuia encontra-se na Esplanada Hely Lopes Meirelles, próxima ao Parque da Harmonia (Parque Maurício Sirotsky Sobrinho), local onde concentra anualmente o Acampamento Farroupilha.

Nascido em Cruz Alta, Cemin mora desde 1978 em Nova Iorque, onde tem um ateliê. Suas obras estão expostas em museus como o Whitney, em Nova Iorque, o MoCA, em Los Angeles, além de praças ao redor do mundo. Estudou na Escola Nacional Superior de Belas Artes em Paris, na França.

Em suas esculturas Saint Clair Cemin mistura materiais como bronze, ferro, madeira, mármore e resinas sintéticas. Mas foi na China que o escultor encontrou o lugar certo para produzir, com rigor oriental, suas peças mais recentes. Suas obras são  encontradas em vários museus do mundo e em exibições internacionais.

Saint Clair Cemin é classificado como artista conceitual com uma arte experimental com uma extensão do surrealismo.  Mas, o próprio classifica seu trabalho como indescritível, pois vai além da linguagem.

Correio do Povo, 6 de outubro de 2003
http://parquesdeportoalegre.blogspot.com.br/2010/07/supercuia-de-saint-clair-cemin.html
http://www.henriquemadeira.com/2011/05/entrevista-com-saint-clair-cemin.html
https://portoimagem.wordpress.com/2010/06/04/artistas-criticam-projeto-que-regula-obras-nas-ruas-da-capital/
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/02/projeto-determina-que-novos-monumentos-sejam-aprovados-por-vereadores-4429451.html

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