Em 2003 o RankBrasil - Recordes Brasileiros, que é uma entidade que registra e homologa recordes brasileiros, reconheceu o monumento instalado no município de Rio Brilhante, em Mato Grosso do Sul, como a maior cuia do país. A instalação foi feita um hall de entrada do Centro de Tradições Gaúchas Tropeiro Velho. A proposta de criação da maior cuia de chimarrão do Brasil partiu do então presidente Alceu Vincensi.
A cuia possui, olhando de cima para baixo, 4,33 metros, desde a superfície até a sua base. Caso sua curvatura seja considerada, ela fica com 5,94 metros. Já o diâmetro do bocal é também impressionante: mede 4,66 metros. O seu peso fica em torno de 800 quilos.
A cuia foi feita em fibra de vidro na parte externa, e na parte interna possui amarração com ferragens. Para ser fixada foi utilizado concreto e ferragens. O desenvolvimento do projeto envolveu oito pessoas e 12 para sua fabricação.
O desbravamento das terras que atualmente compreendem o município de Rio Brilhante começou por volta de 1841 quando os primeiros desbravadores que chegaram ao local do futuro município gado deixado para traz pelos jesuítas. Em 1862, com o agravamento das hostilidades entre o Brasil e o Paraguai, a região de Entre-Rios tornou a conhecer nova fase de progresso, com o ciclo da erva-mate.
A extração e industrialização desse produto se constituíram em importante fator de desenvolvimento da região, pois criou-se aí um ponto de concentração da produção, para posterior remessa aos centros consumidores, por meio dos rios Brilhante e Ivinhema. A erva-mate trouxe novo afluxo de gaúchos e paraguaios. Dedicavam-se estes à indústria extrativa aqueles à pecuária e agricultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário