domingo, 18 de setembro de 2016

Matchê e Mate Shop

A comercialização de erva-mate pela internet se tornou um empreendimento lucrativo para pelo menos dois sites. O mais tradicional no segmento é Clube do Matchê, de São Leopoldo, que entrou em operações no primeiro semestre de 2015. Já o outro – o Mate Shop - é mais recente e está centrado na cidade de Arvorezinha.

Já no primeiro ano em que o Clube do Matchê tomou forma os pacotes de erva-mate e outros produzidos no Rio Grande do Sul passaram a chegar tanto no Brasil, quanto no exterior. A ideia de criação desse clube de assinantes começou com os amigos Genaro Viera e Roberto Vieira. Os dois jovens empresários gaúchos passaram um período no exterior. Genaro nos Estados Unidos e Roberto na Austrália. O Clube do Matchê foi lançado em uma página no Facebook, como o sucesso havia sido grande, logo foi criado o site.

 No segundo semestre de 2015, o clube contava com mais de 72 mil, de 45 países diferentes. A cada novo kit que os idealizadores do Clube do Matchê preparam leva itens como pé de moça, pipoca doce, rapadura, doce de leite e torrones. Os módulos incluem uma revista com informações sobre as ervas enviadas, receitas, receitas, calendário das principais feiras e eventos do país e artigos relacionados à cultura e turismo.

Já em Arovorezinha surgiu outro empreendimento focado na venda de erva-mate pela internet. O chamado Mate Shop descreve em sua fanpage no Facebook que a loja virtual foi fundada em 19 de setembro de 2015. Ainda na fanpage é descrito que “A Mate Shop é a primeira loja do Brasil especializada em erva-mate e seus complementos!”. Dizeres parecidos ainda estão descritos no histórico do blog: “Mate Shop é o primeiro e-commerce do Brasil especializado no comércio de erva-mate”. Porém, nesse aspecto, é possível considerar que o mais correto seria a loja com o maior número de marcas.

No momento a loja virtual do Mate Shop está fora do ar. Desde o dia 16 de setembro de 2016 a loja passa por adaptações. “Nesta nova Mate Shop que está surgindo, garantimos um atendimento mais humanizado, descontos e promoções exclusivos, além da facilidade em realizar pedidos pela loja virtual, com o sistema OneCheckout (Finalização de pedido em uma única pagina). Tem mais, buscamos também parceiros para oferecer fretes ainda mais acessíveis para qualquer lugar do Brasil, com segurança e agilidade.” afirma o comunidade da direção do Mate Shop. No blog ainda são abordados assuntos de interesse dos mateadores e dúvidas sobre a cultura.

Loja virtual Mate Shop. Disponível em: https://www.facebook.com/LojaVirtualMateShop/. Acessado em 17 set. 2016.

Blog Mate Shop. Disponível em: http://www.blogmateshop.com/. Acessado em 17 set. 2016
Clube do Matche. Disponível em: <http://www.clubedomatche.com.br/>. Acessado em 17 set. 2016

CARVALHO, Celina. Venda de erva-mate pela internet conquista assinantes em todo o Brasil. sul21: 20/jun/2015Disponível em: <http://www.sul21.com.br/jornal/venda-de-erva-mate-pela-internet-conquista-assinantes-em-todo-o-brasil/>. Acessado em 18 de set 2016.

KREIBICH, Gicele. Clube do Matchê – o Rio Grande do Sul pelo mundo. Clube do Matchê: dezembro de 2015. Disponível em: <https://issuu.com/clubedomatche/docs/revista_matche_dezembro_3>. Acessado em 18 de set 2016.

UCHA, Danilo. Matchê. Jornal do Comércio: 2 de junho de 2015. Disponível em: <http://edicao.jornaldocomercio.com.br/jornal/jcomercio/2015/06/02/1707/pdf/pe02001.pdf>. Acessado em 18 set 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário