sábado, 10 de setembro de 2016

A Porteira do Rio Grande

Vacaria é a maior cidade da região dos Campos de Cima da Serra, e ficou conhecida como a “Porteira do Rio Grande”, por ser sede do Rodeio Crioulo Internacional, tida como uma das maiores manifestações artísticas, culturais e campeiras da tradição gaúcha. Em Vacaria, a principal entidade tradicionalista é o Centro de Tradições Gaúchas Porteira do Rio Grande.

Por conta dessa denominação, foi inaugurado em março de 2016 o monumento A Porteira do Rio Grande. Esse marco foi instalado ao lado do famoso monumento Cuia e a Chaleira, as margens da BR-116, junto à ponte do rio Pelotas, está localizado na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. O local é um dos atrativos turísticos mais fotografados naquela região.

O símbolo Porteira do Rio Grande, no formato de um portão construído em madeira, foi instalado próximo à divisa da cidade com o município catarinense de Capão Alto. O projeto do monumento Porteira do Rio Grande foi executado pelos irmãos Alionso e Samuel Nunes.

As primeiras ocupações na região, onde hoje está a cidade, remontam do fim do século XVIII, quando ocorreu o processo de demarcação e criação da Baqueira de Los Pinares pelos Jesuítas. O nome Vacaria vem do castelhano “baquería” que era o nome dado a grandes extensões de campos naturais onde os missionários jesuítas deixavam os rebanhos para que estes se criassem soltos. O local também servia de passagem para os tropeiros, os quais proporcionaram a vinda dos primeiros moradores do Sertão de Vacaria.

A chegada dos tropeiros, em busca de gado, terra e também ao achado de uma imagem de Nossa Senhora, marcam a fundação da Freguesia de Nossa Senhora da Oliveira da Vacaria, sendo apenas no ano de 1936 que esta foi elevada à categoria de cidade.

http://www.vacaria.rs.gov.br/vacaria/atrativos
http://www.guascatur.com/2013/10/monumento-cuia-e-chaleira-vacaria.html
http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/noticia/2009/03/vacaria-inaugura-monumento-porteira-do-rio-grande-2454055.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário