sábado, 26 de março de 2016

Campo Largo e Parque Histórico do Mate

1
O Parque Histórico do Mate tem a pretensão de garantir uma viagem total ao ciclo da erva-mate no Paraná, datado do século passado e que garantiu um grande desenvolvimento econômico. O espaço estatal está localizado no município de Campo Largo, ocupando 31,7 hectares. O local é tombado há mais de quatro décadas pelo governo paranaense e há 24 pelo Patrimônio Histórico Nacional.

O principal prédio é onde está instalado o antigo Engenho de Mate, construído na segunda metade do século XIX. Esse engenho é o único exemplar da época e foi construído por volta de 1870, e remete aos tempos do tropeirismo. O espaço servia inclusive de pousada para os tropeiros.

No prédio estão expostos peças como uma “broaca”, usada no transporte de alimentos e carregada por mulas; a cancha de malhação da erva-mate; e o sistema hidráulico de moagem. Há também um exemplar de pilão, para mostrar como era o sistema artesanal de moagem da erva-mate no tempo em que a atividade dependia da força braçal dos índios. Também fazem parte do conjunto dessa exposição permanente o barbaquá e o barracão que contêm objetos de transporte da erva-mate.

Próximo da casa de engenho, fica o barbaquá, uma armação por onde a erva-mate passava para iniciar o seu processo de secagem e moagem. Ali também está instalada o “carijó” – para onde a erva era levada para o processo de sapecação, ou desidratação, após ser colhida e desgalhada pelos ervateiros – e a “cancha” – estrutura de madeira que funciona como uma peneira seletiva. O visitante também pode ver como eram as barricas, onde eram armazenadas a erva-mate para exportação. Na área de trilha há alguns pés de erva-mate.

Parque Histórico do Mate. Rodovia BR-277, km 17, Rondinha – Campo Largo. Abre de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17 horas. Entrada franca. Fone (41) 3555-1939 ou (41) 3304-3330 (para agendamento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário