sábado, 26 de março de 2016

Catanduvas, a Capital Catarinense do Chimarrão

1
Em Santa Catarina, a história de Catanduvas se confunde com a exploração da erva-mate. Por conta disso, em 2001 a assembleia legislativa daquele estado reconheceu o município como a Capital Catarinense do Chimarrão. Mas a lei 11.836, de 2001 foi consolidada de forma posterior pelo parlamento daquele estado por meio da lei 16.722, de oito de outubro de 2015. O título se deve à expressiva produção de erva-mate. Na época as cinco ervateiras da cidade produziam por mês cerca de 500 toneladas do produto.

Por ser grande produtor do produtor da planta, a cidade promove a cada dois anos, a Festa do Chimarrão. Em 1999 foi realizada a primeira edição da festa que sempre ocorreu no centro de eventos prefeito Sestílio Bortolon. O evento é desenvolvido em conjunto entre a administração municipal com as ervateiras e a comunidade. Foi projetada para ter a duração de três dias. A Festa do Chimarrão já é tradicional no meio oeste catarinense.

Entre os pontos turísticos estão o Monumento Marco do Chimarrão e CTG Querência do Chimarrão. Na entrada da cidade há ainda um enorme monumento em homenagem a tradição ligada a erva-mate. Os apetrechos utilizados para compor o chimarrão - como a cuia, a bomba e a chaleira - podem ser vistos em vários pontos. O maior deles está localizado na entrada da cidade, onde foi construído um monumento com cinco de metros de altura - só a cuia gigante tem três metros. Esse marco do chimarrão foi inaugurado durante a I Seminário sul-brasileiro da erva-mate a I Festa do Chimarrão.

"Catanduvas" é palavra de origem tupi que significa "ajuntamento de mata dura". Catanduvas é integrante das terras contestadas. Colonizada por caboclos, italianos, alemães e poloneses, a cidade teve sua emancipação política em16 de março de 1963. O município começou a ser colonizada no início do século 20 com a construção de estrada de ferro próxima ao Rio do Peixe que possibilitou o desenvolvimento da agricultura de subsistência e a grande quantidade de erva-mate.

Catanduvas se uniu a quatro cidades para explorar o potencial turístico da produção que deu o título ao município. Junto com outros quatro municípios foi criado o projeto turístico regional Rota do Chimarrão. Fazem parte da ação Catanduvas, Ponte Serrada, Jaborá, Vargem Bonita e Vargeão, que concentram a maior produção de erva-mate do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário