sábado, 26 de março de 2016

Cruz Machado e a erva-mate

1
Cruz Machado, município que fica na região sul do Paraná, possui grande vocação agrícola e um dos destaques é a extração de erva-mate. O início de tudo para a caracterização da cidade com planta se deu a partir de 19 de dezembro de 1910, quando por interesse nacional, foi criado o Núcleo Colonial Federal Cruz Machado. A sua população se dedicava à extração de erva-mate e a produção de cereais. Já a elevação a município se deu em 14 de dezembro de 1952.

Ainda hoje a produção de erva-mate é a base da economia no município, que tem 18,8 mil habitantes. O município de Cruz Machado é reconhecido nacionalmente como o maior produtor de erva-mate do Brasil. Segundo a prefeitura, 2,5 mil famílias cultivam os arbustos no município. Hoje em cerca 80% das famílias possuem propriedades com o plantio da erva-mate. Conforme a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná, a produção em 2014 foi de 75 mil toneladas em uma área plantada de seis mil hectares. A produção gerou R$ 90,4 milhões em Cruz Machado.

A partir disso é promovido no município a Festa da Erva-mate. A primeira edição foi realizada em 2011 e é anual. Além das festividades, ocorre junto a festa, um seminário da erva-mate que aborda novas tecnologias e que repassa novas informações para os agricultores.

O evento é realizado na Praça Papa Pio XII e a festividade tem como propósito manter viva a tradição do povo de Cruz Machado, divulgar o potencial da cadeia produtiva da erva-mate no município, desde a semente até o produto final, além de promover uma confraternização entre produtores, industriais e consumidores.

O evento é promovido pela Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate e administração municipal de Cruz Machado.

Saiba mais sobre Cruz Machado
pmcm.pr.gov.br
https://www.facebook.com/festacruzmachado2015/

Nenhum comentário:

Postar um comentário