sexta-feira, 25 de março de 2016

A princesinha dos ervais de Mato Grosso do Sul

1
Inaugurado no dia 13 de junho de 1997, o museu da Erva Mate está cadastrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Possui mais de 3 mil peças históricas como livros, jornais, imagens, objetos de metal, couro, madeira e vegetal. O museu fica no município de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Faz divisa com a cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

Réplicas reproduzem como a erva mate era preparada para o consumo nos primeiros anos do século 20. Há também uma cópia da carta de autorização expedida para a exploração da erva-mate pelo Império Brasileiro, assinada por Dom Pedro II. A intenção do idealizador e criador do complexo José Benites Cardenas era retratar a época do ciclo da Erva-mate, principal atividade econômica que impulsionou o desenvolvimento de Ponta Porã e da região de fronteira. A instituição é mantida pela ervateira Santo Antônio, que pertence à Família Benites.

O museu recebeu apoio de famílias fronteiriças com a doação de objetos. Em média o museu recebe cerca de 600 visitantes por mês. A maioria são estudantes, mas já estiveram no local pesquisadores brasileiros e estrangeiros vindos da Europa, Ásia e Estados Unidos. O museu fica na rua Roberto Salomão, 83, no Centro de Ponta Porã.

Além disso, Ponta Porã sustenta o título de Princesinha dos ervais. Considerada o ouro verde da região, o plantio da erva-mate fortaleceu a economia local e desponta como uma das principais exportadoras do Mato Grosso do Sul. A origem de Ponta Porã começa com a formação de um povoado denominado inicialmente Punta Porá, que surgiu dentre os campos de erva-mate. Por isso o apelido de Princesinha dos Ervais, que está evidenciado até mesmo no hino e no brasão da cidade.

A cidade fica na Serra de Maracajú e possui mais de 80 mil habitantes. O município foi criado em 18 de julho de 1912 e em 1943 o presidente Getúlio Vargas criou o Território Federal de Ponta Porã, tendo como capital a cidade de mesmo nome. Em 1946 o território é extinto. Em 1977 é criado o estado de Mato Grosso do Sul, a qual Ponta Porã faz parte atualmente e a capital agora é Campo Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário