sábado, 26 de março de 2016

Coronel Bicaco: a Capital Nacional da Erva-mate

1
Coronel Bicaco tem a erva-mate como árvore símbolo do município, foi decretado como Capital Nacional da Erva-Mate desde a realização da primeira Feira Exposição Nacional da Erva-mate (Fenamate) em setembro de 1982, por ocasião dos festejos e comemorações tradicionais da Semana Farroupilha, quando o então governador do estado, José Augusto Amaral de Souza, decretou a erva-mate como árvore símbolo também do Rio Grande do Sul.

A Fenamate contribui para a divulgação e valorização do produto. No palco do evento sempre estão espetáculos de dança de grupos gauchescos, apresentações de invernadas, músicos de renome nacional e atrações diversificadas. O evento é promovido no Parque de Exposições Ramão Luciano de Souza, que em 2014 chegou a sua sétima edição. No brasão do município está entalada uma cuia o exalta o título de “Capital Nacional da Erva-mate”. O título também é destacado na praça central.

O primeiro núcleo de povoação surge por volta de 1866 a 1868 com o objetivo de explorar economicamente a erva-mate.  Sua emancipação ocorreu pela lei de número 4.649, de 18 de dezembro de 1963, mas sua instalação só foi realizada em 14 de abril de 1964. O nome Coronel Bicaco foi dado em homenagem a um dos primeiros colonizadores, Ramão Luciano de Souza, procedente de San Xavier, na Argentina. O município de Coronel Bicaco está noroeste do Rio Grande do Sul, integrando a região Celeiro do Estado, microrregião de Ijuí.

Informações adicionais podem ser obtidas aqui:
(55) 3557-1155
contato@coronelbicaco.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário