1
No dia quatro de janeiro de 2013 foi criada a única entidade representativa da cadeia brasileira da erva-mate. Iniciou nessa data de forma oficial as atividades do Instituto Brasileiro da Erva-mate. A meta do instituto é reorganizar a cadeia produtiva e trabalhar com mais intensidade a área da pesquisa.
No Rio Grande do Sul é a entidade executora das políticas estaduais da erva-mate. Depois da criação do Fundomate, proposto pelo governo do estado do Rio Grande do Sul em consonância com o setor ervateiro gaúcho e aprovado pela assembleia legislativa, foi fundado o Ibramate. A entidade, apesar de levar apoio governamental, não é estatal.
O Fundomate tem como finalidade é destinar recursos e financiar ações, projetos e programas da cadeia produtiva da erva-mate no Rio Grande do Sul. Fazem parte das ações do Ibramate a promoção do programa Mateando nas Escolas, Caravana Mate Brasil, passeio ciclístico Rota da Erva-Mate, cursos de gastronomia e culinária, a festa da colheita e o encontro anual de produtores, seminários e simpósios. O Ibramate também participa das reuniões do Mercomate, órgão que é integrado por entidades representativas dos países produtores de erva-mate: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Esse importante passo em prol da estruturação da cadeira produtiva da erva-mate pode também abranger os demais estados brasileiros que cultivam a planta. Existe motivação para criar legislação idêntica a gaúcha também em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Porém, o processo de negociação é longo e burocrático. Ao passo que se intensifica a realização de fomentar novos associados além do Rio Grande do Sul.
O Ibramate, embora não governamental, possui algumas das funções do extinto Instituto Nacional do Mate, que havia sido criado pelo então presidente Getúlio Vargas em abril de 1938. O órgão criado por meio de decreto tinha como sede a capital federal e em 1957 foi instituído em Ilópolis, na época distrito de Encantado, estação experimental de erva-mate. Este espaço era destinado à produção de mudas para fomento de pesquisas relacionadas à aclimatação e melhoria da espécie. No ano seguinte, por questões diversas, o Instituto Nacional do Mate foi extinto. O Ibramate passou a ocupar a área da antiga estação experimental. O espaço de 22 hectares foi transformado em parque e cedido pela administração municipal ao instituto.
O Ibramate possui atuação na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Erva-mate do Rio Grande do Sul e nacional. A estadual foi reinstalada em dezembro de 2011 e a nacional teve o primeiro encontro em 10 de dezembro de 2015.
Saiba
mais sobre o Ibramate:
Fone:
(51)99909895
ibramate@ibramate.com
http://ibramate.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário