domingo, 20 de março de 2016

Crescimento versus desenvolvimento

A busca pelo desenvolvimento é inerente ao ser humano e aos países. Dentro da economia de mercado, o desenvolvimento econômico é sempre perseguido pelos governos, indiferente de ideologia ou mesmo partido. Mas esses conceito tem sofrido questionamentos ao longo da história. O paradigma do crescimento econômico que prometia melhorar as condições de vida e renda da sociedade contemporânea não se concretizou.

Contribuições dadas por diferentes pensadores ao longo do tempo incorporaram novos concepções até se chegar a designação de desenvolvimento sustentável. Afinal de contas, basear o crescimento da nação apenas ao Produto Interno Bruto nunca foi condizente a elevação da renda, que ocorre somente para uma minoria. Mesmo o Índice de Desenvolvimento Humano, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, possuí deficiências para auxiliar na melhoria da renda, amenizar as desigualdades socioeconômicas, garantir o acesso à saúde e educação de qualidade.

O paradigma do desenvolvimento humano sustentável tem o crescimento econômico como o meio e o ser humano como o fim, como ensina o Ipea. Ainda de acordo com Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada “a riqueza econômica não necessariamente expande as escolhas das pessoas, mas o uso que se faz da riqueza é decisivo, assim como a forma pela qual essa riqueza é criada”. Por fim, o Ipea (1998) cita que as possibilidades e as oportunidades da atual geração são essências para o desenvolvimento humano moderado e sustentável é que irão garantir o progresso socioambiental necessário as próximas gerações.

O conceito de desenvolvimento sustentável está centrado no respeito à necessidade de um desenvolvimento global, que conduza avanço da qualidade de vida a população por meio do equilíbrio econômica, social e ambiental. Porém, enquanto não tivermos um pensamento amplo, decisões importantes e de impacto necessárias para garantir novos investimentos dentro desenvolvimento socioeconômico, não garantirão de fato um novo ciclo de desenvolvimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário