sexta-feira, 25 de março de 2016

Paraguai e o Dia Nacional do Tererê

1
Segundo a tradição popular paraguaia, o tererê surgiu naquele país durante a Guerra del Chaco. Na ocasião o país enfrentou a Bolívia (1932 a 1935). Para evitar serem descobertos, os soldados não podiam fazer fogo para aquecer água. Sem a fogueira, o exército começou a consumir erva com água fria. Os paraguaios atribuem a vitória na guerra ao tererê por te-los mantido acordados. A outra versão, conta que quando os indígenas faziam grandes viagens levando seu gado, usavam a erva para coar a água bebida dos rios para evitar doenças, utilizando como um filtro.

“Un tereré..., un tereré y me voy” é a letra de una conhecida música de Bohemia Urbana e que foi inspirada na tradicional bebida. Até o nome científico, Ilex paraguariensis, faz referência ao Paraguai. Por tudo isso, em 2011 o Congresso Paraguaio declarou o tererê "Patrimônio Cultural e Bebida Nacional do Paraguai". Ainda foi aprovada lei que instituiu o último sábado de fevereiro como o Dia Nacional do Tererê por meio da lei 4261 de 2011.

Junto com as comemorações do tido “Día Nacional del Tereré” ocorre a Expo Tererê que em 2015 chegou a quinta edição. O evento ocorre sempre na praça da Democracia na capital Assunção e é organizado pela Associação Nacional de Artesãos Produtores do Paraguai com o apoio do Instituto Paraguaio de Artesanato. No evento os visitantes podem apreciar e adquirir todos os elementos indispensáveis para o tererê.

No Paraguai, os principais locais de cultivo da erva-mate ficam localizados nos departamentos de Itapúa e Guairá, seguidos por Alto Paraná e Caaguazú, todos no sul do país, segundo dados do Ministério da Indústria e Comércio.

O tererê é uma bebida refrescante que consiste em uma mistura de água fria com erva-mate e, ervas naturais (ervas medicinais, popularmente chamados de “yuyos”). A bebida típica é consumida em garrafa térmica de couro acompanhada do “guampa", palavra quíchua usada no Cone Sul para a cuia em que se toma o tererê. A garrafa térmica tem ainda barras de gelo.


http://www.paraguay.com/nacionales/una-ruta-turistica-dedicada-a-la-yerba-mate-126335
www.abc.com.py/nacionales/arranco-semana-del-terere-1455740.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário