A partir do projeto “Despertar do Ouro Verde” foi estruturado o chimarródromo. Espaço criado para ser referência na degustação do tradicional chimarrão. O chimarródromo foi edificado na praça Nossa Senhora da Conceição.
O projeto inclui um roteiro turístico chamado Circuito do mate ou Rota do Mate. Roteiro com 45 quilômetros e focado em propriedades rurais. O percurso inclui o chimarródromo, biblioteca municipal, Casa da Memória, mirante, dois barbaquás antigos e ervais nativos. Dos pontos turísticos tradicionais estruturados voltados à cultura da erva-mate, a cidade mantém reservatório de água em formato de cuia. O espaço passou a operar em 1973 e se localiza na Rua Manoel Corrêa na parte alta da cidade. O reservatório possui 23 metros de altura, 12 metros de diâmetro, 37,68 metros de perímetro e uma capacidade de 180 metros cúbicos. Em 2001 foi escolhida como símbolo da cidade, por meio de votação popular.
O principal evento da cidade é a Expomate, realizado no Parque Municipal de Exposições. A festa bianual ocorre sempre no primeiro trimestre do ano. A preparação ao evento começa com a realização do tradicional baile da Erva-mate. Esse baile elege em cada edição o rei e a rainha da erva-mate.
São Mateus do Sul fica foi criado por meio da lei estadual de número 763 de 02 de abril de 1908 e instalado de forma oficial em 21 de setembro de 1908. No texto a planta é referência: (...) “Ao longe vêdes tuas matas de valor,/ (...) Bela cidade dos bons ervais./”.
Sindimate
É também em São Mateus do Sul está localizado o Sindicato da Indústria do Mate do Paraná. Ele teve sua carta sindical
expedida pelo Ministério do Trabalho, em 13 de abril de 1942. Foi um dos
fundadores da Federação das Indústrias do Paraná. O Sindimate representa reúne
mais de 142 empresas do segmento no estado.
http://www.vvale.com.br/entretenimento/chimarrodromo-inaugurado-espaco-publico-para-promover-a-cultura-da-erva-mate/
http://jornalaconteceu.com.br/coluna/um-monumento- digno-de- capital-da- erva-mate/
Nenhum comentário:
Postar um comentário