domingo, 10 de julho de 2016

O ritual do mate no Uruguai

O Uruguai é tido como maior consumidor per capita do mundo de erva-mate. A estimativa é de que 85% dos uruguaios tomem mate, o que representa um dos maiores representantes de sua identidade nacional. Atualmente a população uruguaia é estimada em 3,4 milhões de habitantes.

O consumo nacional de erva-mate se mantém estável e fica em torno 30 milhões de quilos anuais, o que representou quase dez quilos por habitante. Por não ser um país produtor, a matéria prima para o mate precisa ser importada. As importações com erva-mate significaram mais de 40 milhões de dólares em investimentos.

A principal origem da erva-mate industrializada que se consome no Uruguai é proveniente do Brasil (94%) e o restante provem do Paraguai e Argentina. Porém, o Uruguai também exporta certa de 400 toneladas de erva-mate a outros países, como Espanha, Estados Unidos e Austrália.

O mate uruguaio se bebe com água quente, igual a versão brasileira do chimarrão.  Mas umas diferenças mais significativas entre o mate o chimarrão se deve a cultura portuguesa que influenciou a forma de consumir a infusão no Uruguai. Por conta dessa tradição, consumir a erva-mate sem “galhinhos”, bem como as verduras e cultivos sem as hastes e caules é para evitar a geração de acides.

Outros sustentam que consumir apenas as folhas é o recomendado por possuírem os maiores nutrientes em relação as hastes. Outros ainda afirmam que dessa forma o mate leva mais tempo para ficar “lavado”.  Indiferente de tudo isso, é que no Uruguai se toma mate sem hastes.
Daniel Vidart, antropólogo uruguaio, disse que certa vez sobre o mate: "tras el ademán litúrgico de preparar, cebar y tomar mate hay una concepción del mundo y de la vida... El mate vence las tendencias aislacionistas del criollo,  empareja las clases sociales...Y en todos los tiempos fue el mate el que hizo la rueda y no la rueda la que trajo al mate".

http://www.lr21.com.uy/cultura/303060-monumento-al-mate-obra-artistica-concebida-como-intervencion-urbana
http://www.teledoce.com/programas/calidad-de-vida/consumo-de-yerba-mate-en-uruguay/
http://www.carasycaretas.com.uy/uruguay-es-el-mayor-consumidor-de-yerba-mate-del-mundo/
http://yerba.com.uy/uruguay-el-pais-del-mate/
http://www.republica.com.uy/uruguayos-y-la-yerba-mate/437733/

Nenhum comentário:

Postar um comentário