quinta-feira, 23 de junho de 2016

Prudentópolis, a persistência na extração da erva-mate

O município de Prudentópolis, no planalto paranaense, é conhecido por ser a terra dos imigrantes ucranianos. Mas é na zona rural, entre as cachoeiras gigantes e as florestas de araucárias é que ficam as plantações de trigo, soja, tabaco, milho e erva mate, que movimentam a economia local. Várias são as ervateiras que estão instaladas no município.

O que favoreceu por muito tempo a cultura ervateira na região em que fica Prudentópolis, é o chamado Sistema Faxinal, característico da região centro-sul do Paraná. Os descendentes de ucranianos se esforçam para manter velhos costumes e o espírito da comunidade, baseado no uso coletivo da terra.  Os Faxinais, forma histórica de organização social e de produção, surgiram como uma opção de subsistência, aliado a produção extrativista da erva-mate.

Mesmo, com as mudanças no perfil da produção agrícola no Paraná, é na microrregião de Prudentópolis que ainda estão localizados grande parte dos ervais nativos do estado. Mas é na região de Prudentópolis que ficam também, mesmo que fracionadas, a herança das fazendas de erva-mate. Hoje, muitos dos pequenos produtores da região são herdeiros e descendentes diretos dos fazendeiros e coronéis de erva.

A medida gerou o surgimento em 2014 da primeira Festa Regional da Erva-mate. O evento anual é realizado na Comunidade de Santa Terezinha Rio D'Areia. Durante as festividades são realizadas visitas a ervateiras  e palestra técnica, além de rodas de chimarrão, leilão e show de prêmios. Objetivo do Evento é valorizar o produto local, assim como, as ervateiras da região.

Além disso, roteiro turístico envolve a cidade de Prudentópolis e as Colônias de Witmarsum e Entre Rios. Por meio da Rota Eslavo-germânica são visitados museus e propriedades rurais em que é possível visitar ervais.


fonte:
V Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL (SeminTUR)
Turismo: Inovações da Pesquisa na América Latina
Universidade de Caxias do Sul, RS, Brasil, 27 e 28 de Junho de 2008
Faxinais no Município de Prudentópolis - PR: Perspectivas Históricas1
Dircéia Antunes de Oliveira2
Faculdade de Telêmaco Borba e Faculdade Jaguariaíva


Nenhum comentário:

Postar um comentário