domingo, 31 de julho de 2016

De chaleira e cuia em Chapadão do Sul

Thomaz Vita Neto / Tyba
O centro-oeste brasileiro teve grande influência indígena na sua formação e considerável contribuição dos migrantes, principalmente oriundos do Rio Grande do Sul, para a sua organização. Um dos exemplos típicos dessa ação é a fundação do município de Chapadão do Sul, no Mato Grosso do Sul.

Essas ações motivaram a instalação de monumentos que refletem a cultura da erva-mate. Uma das obras é o monumento Chaleira e Cuia que fica na Rodovia Joaquim Tenório (MS-306) na entrada da cidade. Também na praça 21 de abril existe outro monumento que simboliza a chaleira e a cuia e homenageiam aos colonizadores sulistas. O fundador do município é tido como sendo Júlio Alves Martins. 

Fernanda Farias/Canal Rural
Em 1969 chegaram aquela região os primeiros habitantes vindos do Rio Grande do Sul. Tornou-se povoado em meados de 1973, recebendo o nome Chapadão dos Gaúchos. A criação do município, desmembrado de Cassilândia e Paranaíba, ocorreu por meio da Lei nº 768/87, assinada em 23 de outubro de 1987. Hoje o município conta com pouco mais de 20 mil habitantes. 

Produtividade de soja em Chapadão do Sul é a maior do estado. A região se transformou em uma potência do agronegócio, com 140 mil hectares de lavouras. A produtividade média da soja em Chapadão do Sul chegou a 55 sacas por hectare em 2013/2014, a melhor do Estado. Além disso, os produtores investem em tecnologias de ponta para melhorarem o desempenho e produtividade nas lavouras.

http://www.grandefm.com.br/noticias/rural/produtividade-de-soja-em-chapadao-do-sul-ms-e-a-maior-do-estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário