domingo, 24 de julho de 2016

Museu a Céu Aberto da Erva-mate no Paraguai

O turismo comunitário é uma nova modalidade turística que se desenvolve na América Latina como alternativa ao turismo tradicional. Essa nova modalidade permite a conservação ambiental e a participação da comunidade local na gestão turística do território. A medida ganha forma no Paraguai a partir do Consórcio de Desenvolvimento Turístico Rural Comunitário. A ação leva a chancela da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai.

A partir do plano nacional de turismo rural comunitário a diversificação da econômica tendo por base a erva-mate ganha novos desdobramentos. A Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai considera que existem circuitos turísticos exitosos em diversos departamentos. Qualifica-los é uma das metas do governo nacional.

No departamento de Canindeyú fica a área do país em que se encontra a Reserva de Biosfera del Bosque Mbaracayú, que compreende uma extensão superior a 300 mil hectares.  No núcleo central dessa área fica a Reserva Natural del Bosque Mbaracayú, declarada como área silvestre protegida em 1991. Nesse espaço é protagonizado, desde 2009, o projeto de desenvolvimento turístico sustentável e tudo é administrado associação turística denominada de Mancomunidad de Mbaracay.

Um dos destaques dos produtos turísticos relacionados com a cultura local é o Museu a Céu Aberto da Erva-mate, localizado na cidade de Curuguaty, no departamento de Canindeyu. Esse é o primeiro museu do segmento do país. Ele funciona junto ao Centro de Educação Familiar Agrícola, localizado na colônia General Artigas no distrito de Curuguaty, que fica a 240 quilômetros de Asunción. Naquele local jovens estudantes internos aprendem sobre o cultivo e a elaboração erva-mate a partir do seu estado natural. O museu ainda oferece uma experiência única para conhecer como viviam os “mensú”, que eram trabalhadores dos ervais e que viviam em regime de escravidão. Assim, é possível conhecer essas antigas instalações do tempo em que a produção de erva-mate era artesanal. A produção do centro é de cerca de 500 quilos de erva-mate por mês. Também são preceitos da entidade trabalhar a terra para valorizar a produção e o autoconsumo.

Fonte:
http://www.vivaparaguay.com/new/index.php/nacionales/4-nacionales/44703-museo-de-la-yerba-mate-es-atractivo-turistico-en-curuguaty
http://mingaonline.uach.cl/pdf/gestur/n15/art01.pdf
http://www.abc.com.py/edicion-impresa/economia/habilitan-un-nuevo-polo-turistico-en-curuguaty-369979.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário