domingo, 17 de julho de 2016

A principal rota da erva-mate da Argentina

Surgiu na Argentina a rota da erva-mate, tida a única rota alimentar do mundo focada nesse segmento e que se apresenta como o símbolo da cultura produtiva do Mercosul. Porém, o mais provável é que essa rota pode ser considerada como a primeira no segmento e não mais a única. O roteiro turístico tem como base o mate que passa pela zona de produção, compreendo o norte da província de Corrientes e Misiones na sua totalidade. Em torno desta cultura, vários produtos turístico-culturais e gastronômicos são ofertados em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva.

A rota é mantida pela Associação Rota da Erva-mate e no passeio é possível desenvolver atividades relacionados com a natureza, história, cultura, esportes e todos os tipos de entretenimentos próprios da região.

São associados a rota turísticas os produtores ervateiros, agroindústrias, setor gastronômico, setor cultural, hotéis e pousadas e empresas de transporte. Enquanto que os membros honorários da rota são a Associação Rural Ervateira Argentina (Asociación Rural Yerbatera Argentina) e a Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires.

A Associação Rota da Erva-mate, uma entidade civil sem fins lucrativos e criada em 2007, tem como função desenvolver, promover e difundir a “Ruta de la Yerba Mate”, que foi declarada Marca País, Marca Argentina e Destino Cultural Argentino, pela Secretaria de cultura de presidência da nação argentina.

A associação representa 170 empreendimentos ligados apenas ao setor produtivo ervateiro e cerca de 18 mil trabalhadores das duas províncias produtoras: Misiones e Corrientes. Informações adicionais podem ser obetidas em rutadelayerbamate.org.ar/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário