domingo, 17 de julho de 2016

Festas do mate e sua importância na Argentina

As festas são práticas culturais que definem as identidades das pessoas. É uma forma de celebrar e promover costumes ou atividades produtivas vinculadas ao lugar. São as fetas que articulam o tradicional e o moderno e constituem um espaço de circulação de bens materiais e simbólicos produzidos e apropriados por diferentes atores sociais. Em geral, eles são promovidos e organizados por setores não-governamentais, tanto por exemplo, clubes, associações, centros tradicionalistas, administrações municipais ou agencias governamentais. Com a premissa de manter uma celebração que identifica os argentinos é desenvoldia em diversas localidades, cidades, departamentos e principas eventos em prol do mate.  A eleição do mate como ícone de festa é uma forma de manter vivos os elementos culturais de forma regionalizados.

<Fonte: http://www.fotoslugares.com.ve/>
Já a Fiesta Nacional del Mate y los Artesanos de la Madera – que pode ser traduzida como a Festa Nacional do Mate e dos Marceneiros Artesãos -, é anual e organizado pela administração municipal da cidade de Quines, que fica no departamento Ayacucho, ao norte da província de San Luis. A primeira edição foi realizada em 2012, mas de 1985 até 2001 foram realizadas 15 edições do evento como Festa Provincial do Mate, organizada pelo Centro Folklórico y Cultural del Valle de Quines. O evento passou a ser nacional a partir de resolução do congresso nacional. A declaração de interesse legislativo foi aprovada em 2001 sob o número 273. Esse evento é um dos mais importantes e tradicionais da província, principalmente pela sua permanência ao longo do tempo.

Outro evento focado na erva-mate é desenvolvido na localidade de Colonia Italiana que é uma das sedes argentinas da Festa Nacional do Mate, que transcorre entre agosto e setembro. Colonia Italiana fica situada no departamento Marcos Juárez, província de Córdoba.

Já na cidade de Baradero que fica na província de Buenos Aires é realizada a quase 15 anos a Festa Provincial do Mate. O evento, desenvolvido no Paseo del Puerto, conta com colecionadores do mate, concurso de cevadores e tomadores de mate, eleição da rainha do mate, exposições de artesanato e de micro empreendedores, shows gastronômicos, demonstração e degustação de produtos regionais, jogos infantis e festival de música e dança. Fundada em 1615, Baradero é a cidade mais antiga da atual província de Buenos Aires.

Na localidade de Copetonas, ligada a cidade de Tres Arroyos, a sudeste da Província de Buenos Aires é promovida todos os anos a Festa do Mate e da Torta Frita. A primeira edição ocorreu em outubro de 2013. O evento é uma alusão ao aniversário da localidade que possui menos de dois mil habitantes.  A festa é realizada no prédio do Museu Regional e Centro Cultural de Copetonas. O evento, ligado a identidade local, é aberto a todos os públicos e divulga os costumes, potencialidades e expressões culturais da Copetonas. A festa foi declarada de interesse turístico municipal por meio do decreto 2956-D-2015 editado pelo poder executivo da municipalidade de Tres Arroyos. Ainda são atrações do evento estandes de empreendedores, artesães e outros expositores que ligados a festas populares. Também são oferecidos espetáculos de canto e dança e na gastronomia ainda é destaque a venda de fogones, uma espécie de empanada.

Em Las Rosas, na província de Santa Fe, é desenvolvida desde 10 de outubro de 1993, a Fiesta Provincial del Mate.  O evento no departamento de Belgrano é resultado de uma iniciativa que surgiu do Centro Tradicionalista El Mangrullo, em parceria municipalidade local, a partir do simples proposito de celebrar o mate como elemento de união, companheirismo e amizade. A festa ganhou forma e hoje é desenvolvida por diferentes instituições. A música e o artesanato ganham espaço com artistas identificados com os valores tradicionalistas argentinos. Também de forma previa é realizado o festival Pré-Mate, quando músicos rosenses competem para tocar na festa.

A Festa Winifredense do Mate é outra atração que faz referência a infusão feita a partir da erva-mate. A localidade e município argentino de Winifreda fica no departamento de Conhelo, na província de La Pampa. O evento é realiado no vivero municipal “Ernesto Lucero”. A celebração do mate ocorre em várias estancias a partir do desenvolvimento da programação da festa. Também é um espaço em que os artistas possuem a disposição um palco em meio as montanhas e ao ar livre. A primeira rainha do evento foi elegida em 1977. Depois de um período sem edições, a festa foi retomada em outubro de 2003, sob a organização da administração municipal. O slogan da festa é “onde há um mate, há uma porta para a amizade”.

Em abril é realizada a festa provincial do mate e da amizade, na cidade de Governador Virasoro, na província de Corrientes. A quarta edição foi realizada em 2016. São atrações do evento conferencias, exposições artesanais, estandes com produtos relacionados a erva-mate e eleição da rainha da festa. Governador Virasoro fica a 330 quilometros da cidade de Corrientes, capital provincial, e integra com as cidades de San Carlos, Santo Tomé, Alvear, La Cruz e Yapeyú o Corredor Turístico “Jesuítico-Guaraní”. O corretor oferece a história jesuitica qu chegaram a terra guaranicas e construiram um patromonio jesuítico-guarani único para região. Além disso, Yapeyú é o berço do general sul-americano  José Francisco St. Martin, cujas campanhas foram decisivas para as declarações de independência da Argentina, Chile e do Peru.


Fonte:
http://www.laarena.com.ar/la_provincia-winifreda_se_realiza_la_octava_fiesta_del_mate-126001-114.html
http://www.region.com.ar/productos/semanario/archivo/noticias-la-pampa/fiesta-del-mate-winifreda-1202.html
http://www.lapampa.gov.ar/relevamiento-cultural/2762-fiestas-provinciales-o-pampeanas.html
http://www.lacapital.com.ar/las-rosas-celebran-la-existencia-del-mate-n425702
http://www.lu24.com.ar/anticipan-la-realizacion-de-la-2o-edicion-de-la-fiesta-del-mate-y-la-torta-frita/
http://www.dailyweb.com.ar/noticias/val/3010-17/9%C2%B0-fiesta-provincial-del-mate-en-baradero-provincia-de-buenos-aires.html
http://www.lu24.com.ar/convocatoria-para-participar-de-la-fiesta-del-mate-y-la-torta-frita/
http://www.buenosaires.tur.ar/eventos/1781
http://www.lapampa.gov.ar/relevamiento-cultural/2762-fiestas-provinciales-o-pampeanas.html
http://ezenlaweb.com/comunidad/archives/fiestas-nacionales-y-provinciales-en-argentina

Nenhum comentário:

Postar um comentário