No itinerário que tem visitas guiadas é possível conhecer todos os processos pelo qual a erva-mate passa até ficar apta ao consumo. São visitados lugares do plantio, da secagem e que culmina com passagem pelas empresas ervanárias. Outras atrações turísticas estão lá nesta área do país. Também compõem a rota restaurantes, alojamentos, hotéis e empresas transportadoras.
No trajeto é possível visualizar plantações com técnicas utilizadas antigamente e ao mesmo em outros momentos é possível fazer um contraponto com ervais em que são aplicados os novos métodos que aumentaram os rendimentos por hectare, como a produção orgânica de erva-mate. O visitante ai pode conhecer as diferenças e vantagens desse tipo de produção.
O circuito começa pela capital de Itapúa, Encarnación. Depois o passeio continua pela Rota 6 até o município de Capitán Miranda, tido com a Capital da Ciência e Tecnologia Agrícola e também omo a Capital da Horticultura. Na sequencia o tour prossegue por Nueva Alborada, que é a Capital do mel de Abelha. Foi agregado ao roteiro Jesús e Trinidad, sedes das Reduções Jesuíticas, patrimônios da Unesco. Em Trinidad também é possível visitar a comunidade indígena Guavirami. As Colônias Unidas, Hohenau, Obligado e Bella Vista – que é a capital da erva-mate - formam o restante do circuito com centros culturais e ervateiras.
O projeto turístico ganhou forma a partir de 2014 quando foi apresentado no Forúm Internacional de Turismo Cultural. No departamento de Itapúa, se encontro também o Centro de Informações Turísticas Mate Róga ("A casa do mate”, na língua guaranítica).
Fonte:
http://www.senatur.gov.py/images/stories/A%C3%91O_2016/PLAN_NACIONAL_DE_TURISMO_RURAL_COMUNITARIO.pdf
http://www.abc.com.py/nacionales/paraguay-en-busca-de-la-ruta-de-la-yerba-mate-1412035.html
http://itapuanoticias.tv/el-kaa-rape-otra-opcion-turistica-en-itapua/
http://www.senatur.gov.py/index.php?option=com_content&view=article&id=576:2015-02-28-11-37-03&catid=5:destacados
http://itapuanoticias.tv/el-kaa-rape-otra-opcion-turistica-en-itapua/
http://www.senatur.gov.py/index.php?option=com_content&view=article&id=576:2015-02-28-11-37-03&catid=5:destacados
Nenhum comentário:
Postar um comentário