domingo, 31 de julho de 2016

Erechim tem a Festival Nacional do Mate

O evento em Erechim focado na divulgação e valorização da erva-mate, produto considerado um símbolo da hospitalidade, tradição e cultura, transcorreu pela primeira vez no município de Erechim de 22 de outubro a seis de novembro de 1966. A sigla é a mesma até hoje: Fenamate. Porém, o significado da sigla por extenso teve alterações ao longo das décadas. Hoje a sigla se refere a  Festival Nacional do Mate. O que não mudou foi prioridade na realização concomitante da Fenamate com a Feira Regional, Industrial e Agropecuária de Erechim (Frinape). O evento empresarial é o maior da região do Alto Uruguai e é tido como multissetorial que reúne indústria, comércio, serviços, agropecuária e tecnologia.

Desde 2013 a Associação das Indústrias do Mate do Alto Uruguai (Indumate), em parceria com outras entidades, trabalham no reposicionamento do evento. A Intenção é transformar a Fenamate na Festa Internacional do Mate. Em 2013 foi realizada a primeira do evento com a atual denominação: Festival Nacional do Mate. O projeto foi executado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, habilitado pela Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul. O festival foi realizado no CTG Sentinela da Querência e contou com música, dança, teatro, culinária, exposições e produtos resultantes da erva-mate.  Ocorreu ainda a partir do evento o Seminário Sul-americano da Erva-mate.

Em 2015 a Frinape e a Fenamete transcorreram no mesmo espaço. O evento, no Parque da ACCIE, de sete a 15 de novembro. Pela Lei de Incentivo à Cultura havia sido liberado o valor superior a 838 mil para captação via segmento artes integradas. Com o valor foram contratados espetáculos de danças, teatros, músicas, encontros literários e gastronomia típica, incentivando a formação de plateias, valorizando a cultura local e promovendo a difusão cultural. Durante a Fenamate 2015 foi comercializada erva-mate e água quente e o recurso arrecadado R$ 2.304,00. A campanha foi desenvolvida sob slogam “Um amargo pode ajudar a salvar vidas!”  e o valor foi destinado a Associação Beneficente dos Receptores de Sangue de Erechim (Banco de Sangue).

Em 1966, 1968 e 1995 o evento transcorreu sob o nome de Feira Nacional do Mate. Em 1982, 1984, 1987, 1990 e 1992 o evento foi realizado sob o nome de Festa Nacional do Chimarrão. A região do Alto Uruguai figura hoje entre os 10 maiores produtores de erva-mate do Rio Grande do Sul, destacando-se na industrialização do produto sendo que hoje abriga a maior indústria do país.


Fonte:
http://www.jornalboavista.com.br/site/noticia/23455/fenamate-vai-contribuir-para-a-divulgacao-e-valorizacao-da-erva-mate-produto-que-orgulha-o-rio-grande-do-sul
http://accie.com.br/frinape-noticias/
http://www.jbvonline.com.br/site/mobile/noticia/24220/fenamate-quer-caminhar-com-as-proprias-pernas

Nenhum comentário:

Postar um comentário