Por decreto lei número 18.528 de 25 de setembro de 1997, o dia 11 de outubro foi declarado como sendo o Dia da Erva-mate. Essa data é celebrada de forma diferente país a fora pela cadeia produtiva da erva-mate. As principais ações são coordenadas pelo Centro Ervateiro Paraguaio. Além de atividades festivas, são comuns nesta época ocorrerem seminários e encontros do setor.
A medida foi posta pelo poder Executivo pelo valor histórico e significativo que a erva-mate rem para os paraguaios. O pedido havia sido realizado em conjunto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, pelo município de Bella Vista, departamento de Itapúa e Centro Ervateiro do Paraguai.
No Paraguai a erva-mate é usada especialmente para o terê, mas também para outras infusões e mesmo na gastronomia. O país, a exemplo dos demais sul-americanos, também investe em novas formas de posicionar a erva-mate, tanto no mercado interno quando externo. Isso possibilita diminuir as crises rurais para favorecer a instalação de novas plantas processadoras e garantir novas fontes de trabalho.
Em 2015 a produção anual de erva-mate foi de cerca de 50 mil toneladas, dos quais mais de 20 mil toneladas foram provenientes de cooperativas que reúnem pequenos produtores. Além disso, se estima que hoje a área plantada chegue a 20 mil hectares, que 2008 foi de 18 mil hectares, mas que em 1991 era estimada em 26 mil hectares.
Segundo o Centro Ervateiro Paraguaio os principais mercados consumidores internacionais são Espanha, Bolívia, Turquia, Alemanha, Chie, Polônia, Líbano, Israel e Estados Unidos. Ainda são pleiteados mercados no Japão. As exportações em 2015 ficaram em mil 145 toneladas, enquanto que no ano anterior foi de 985 toneladas. Em 2015 a venda presentou um ingresso de três milhões de dólares no Paraguai.
Fontes:
WHIGHAM, Thomas. La yerba mate del Paraguay (1780-1870). Centro Paraguayo de Estudios Sociológicos. Serie: Historia Social. Asunción-Paraguay 1991.
http://www.ultimahora.com/dia-la-yerba-mate-n837599.html
http://www.hoy.com.py/nacionales/paraguay-celebra-hoy-el-dia-nacional-de-la-yerba-mate
Nenhum comentário:
Postar um comentário