sábado, 16 de abril de 2016

Centro Vocacional Tecnológico da Erva-mate

1
A implementação dos centros vocacionais tecnológicos (CVTs) tem como objetivo incrementar os sistemas locais e regionais ligados a ciência, inovação e tecnologia. Por meio da integração se visa promover o desenvolvimento econômico e social sustentável. Por isso, parceria entre Instituto Brasileiro da Erva-mate, municípios da região alta do Vale do Taquari e Alto da Serra do Botucaraí e Universidade de Passo Fundo estruturam a criação de Centro Vocacional Tecnológico da Erva-mate.

A proposta para implementar esse espaço cientifico-tecnológico, educacional e de capacitação profissional no Rio Grande do Sul atenderia também todos os demais estados brasileiros que beneficiam da cadeia produtiva da erva-mate. O projeto a ser implementado no município de Ilópolis tramita no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação os centros vocacionais tecnológicos são entidades públicas de caráter comunitário. Parcerias e vínculos institucionais com organizações, seja municipal, estadual ou federal podem ser caracterizadas com  representantes do governo, dos trabalhadores, das empresas e da sociedade civil organizada. “Os CVTs estão direcionados para a capacitação tecnológica da população e articulação de oportunidades concretas de inserção profissional/produtiva do trabalhador de todas as idades, como uma unidade de formação profissional básica, técnica ou tecnológica, de experimentação científica, de investigação da realidade que o cerca e prestação de serviços especializados” (2008).

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados (2011), definiu esses centros como uma viabilidade e da eficácia ao sistema de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico do Brasil. Ainda de acordo com a publicação, esses locais podem ser essenciais para à sobrevivência econômica do país. Pela justificativa para incentivar a criação desses centros, os produtos extrativos, que ganharam relevância no comércio internacional, podem ser aliviados a pressão no setor externo.

A criação do CVT tem apoio da Universidade de Passo Fundo, Instituição que tem tradição em pesquisa no setor de alimentos. A universidade possui é ainda a gestora do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPFParque). Dentre as áreas prioritárias de atuação do UPFParque se destacam  tecnologia de informação/software, alimentos, metal-mecânica, saúde e agricultura de precisão. O UPFParque promove o fluxo de talentos, o intercâmbio de ideias, a hospedagem e a incubação de negócios.

Fonte:
http://www.mi.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=5ccaa259-e03f-4dfe-8009-6b256496516a&groupId=10157
file:///D:/User/Downloads/centro_vocacional_tecnologico_2ed.pdf
http://www.upf.br/upftec/index.php?option=com_content&view=article&id=61:projeto-de-criacao-de-cvt-da-erva-mate-em-ilopolis-e-entregue-no-mcti&catid=1:noticias&Itemid=8
http://www.upf.br/upfparque/
http://www2.camara.leg.br/documentos-e-pesquisa/edicoes/paginas-individuais-dos-livros/centro-vocacional-e-tecnologico-a-extensao-do-saber-e-a-servico-da-populacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário