segunda-feira, 18 de abril de 2016

A capital nacional e internacional da erva-mate

1
Um dos melhores ervais da Argentina e que alcançou popularidade internacional ficam em Misiones. Nessa região do país se localiza a cidade conhecida como “Capital Nacional e Internacional da Erva-mate”.  O título nacional foi dado na década de 1980 e o internacional foi incorporado de forma mais recente. Em 1981, a subsecretaria de Turismo declarou por meio de resolução número cinco apontando Apóstoles como “Capital Nacional de la Yerba Mate”. Apóstoles é uma cidade que fica no departamento homônimo na província de Misiones.

No município é realizado anualmente a “Fiesta Nacional e Internacional de la Yerba Mate”. No evento são desenvolvidas jornadas tecnológicas do setor, festival artístico, exposição comercial e outras atividades promocionais e de diversão. A festa é celebrada todos os anos desde 1944. A primeira edição foi realizada na cidade de Posadas. Apenas em julho de 1961, por meio de lei, foi oficializada a cidade de Apóstoles como sede permanente desses festejos. Em 1979 foi inaugurado no parque de realização da festa o prédio conhecido como Expo-yerba.

Além da possibilidade de provar todos os tipos de mate — tem amargo, doce, com leite e até mate de chá, chamado de mate de té —, o visitante pode apreciar músicos folclóricos locais. Dentre as atrações também estão a entrega do prêmio da Ordem do Mate e a missa crioula.

Nos primeiros dias do evento ocorre um desfile de carroças com as candidatas a Rainha da Erva-mate. Elas passeiam pelas principais ruas e mostram seu charme a fim de ganhar a confiança do júri para a eleição. O encerramento da festa é mercado pela eleição da Rainha da Erva-mate e pelo almoço ervateiro, que conta sempre com a participação de organizadores e autoridades do município, da província e da nação.

O evento deixou de ser realizado por alguns anos em função de dificuldades econômicas do setor ervateiro. A partir dos anos 2000, o evento foi reinventado e ganhou força a ideia da chamada “Capital Internacional da Erva-mate”. Outra iniciativa importante foi a criação da Feri-yerba, tida como Feria de Ciências Estudantil sobre temas relacionados a erva-mate. Presidentes da nação também já visitaram o evento, como Raúl Alfonsín e Carlos Menem.

Outros atrativos turísticos da região compreendem o Monumento aos Primeiros Colonos e o Monumento do Mate. Ainda tem o museu que fica na região de Misiones e foi criado pela ervateria Amanda em 1997. O local é intitulado de museu histórico Juan Szychowski e procurar preservar aspectos históricos e ecológicos da região de produção da erva-mate. Hoje, considerado ponto turístico da cidade, serve como uma viagem no tempo das carroças e das grandes máquinas.

Apóstoles foi fundada como assentamento jesuíta em 1638. O local era dominado de forma tradicional pelos guaranis. Durante a dominação espanhola começa a produção e utilização da erva-mate em maior escala. Com a imigrações europeias no século 19 foi dado novo impulso nas colônias para a produção da infusão. A partir do crescimento econômico de Apóstoles e de outras comunidades, Misiones passou a território nacional e em 1953 passou para província.

Nenhum comentário:

Postar um comentário