domingo, 1 de maio de 2016

Erva e multidisciplinaridade no Paraguai

No Paraguai existe desde 1998 a chamada comissão mista multidisciplinar de estudo da problemática de erva-mate. Por meio dessa comissão foi celebrada em 2015 convênio para realinhar a estruturação desse grupo. Em 23 dezembro 2015, por meio do decreto de número 4.394, foram promulgadas, com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, mudanças no decreto 19.820/98.

A comissão é integrada por produtores e representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, Instituto Nacional da Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde Pública e Bem estar Social, Direção Nacional da Alfândega, Instituto Nacional de Tecnologia e Normatização Metrologia, Serviço Nacional de Qualidade, Sanidade Vegetal e Sementes e Subsecretaria de Estado do Comércio e a Rede de Intervenção e Exportação do Ministério da Indústria e Comércio.

Para aumentar a efetividade das decisões foi firmada parceria entre o Instituto Florestal Nacional e Centro Ervateiro Paraguaio para estabelecer plantações florestais para fins energéticos. Essas plantações poderão abastecer de forma gradual a demanda por lenha usada no processo de sapeco. A técnica do sapeco permite manter a cor verde e o aroma do próprio da erva.

Fomentar a comissão mista multidisciplinar de estudo da problemática de erva-mate faz parte do Plano Nacional da Erva-mate do Paraguai que possui como meta desenvolver novos produtos por meio da incorporação do setor de ervas medicinais a cadeia de produção da erva-mate, oferecendo maior assistência técnica ao pequenos produtores e gerando dessa maneira mão de obra mais rentável aos produtores de ervas medicinais e maior industrialização para conquistar o mercado internacional.

http://www.ip.gov.py/ip/?p=72934

Nenhum comentário:

Postar um comentário