domingo, 1 de maio de 2016

Chá verde, ban-chá e chá mate

Apesar dos segmentos terem uma proximidade é possível perceber diferentes aplicações no chá verde, ban-chá e chá mate. O chá verde e a ban-chá são extraídos da mesma planta e provenientes da Ásia, enquanto que o chá mate tem origem na cultura indígena sul americana.

O chá verde e a ban-chá são provenientes das folhas da Camellia sinensis. O chá verde ficou muito conhecido no Brasil por seus benefícios no processo de emagrecimento. Embora hoje já se saiba que tanto o chá verde, quanto o chá mate agem de igual forma nos chamados termogênicos naturais, e por isso ambos ajudam no processo da perda de peso.

Apesar do chá verde e ban-chá serem provenientes da mesma planta, quem tem resistência ao sabor da primeira, consome o ban-chá por possuir menos cafeína e assim possuir um sabor mais suave.

Um dos motivos do ban-chá ter o sabor mais suave é que as folhas são extraídas da planta de três em três anos, o que as torna mais grossas e com mais fibras. Já na secagem como um todo da planta oriental com a sul americana está na secagem das folhas. As folhas da erva mate são secas e tostadas, enquanto que no chá verde elas são expostas a fontes de vapor para só depois serem secas.

Além da queima de gordura comum as duas plantas, o chá mate é excelente para diminuir a retenção líquida, pois age como um diurético. Alguns estudos comprovaram que o chá mate age em nosso organismo como um energético em nosso sistema nervoso. Por conter substâncias como antioxidantes, anti-inflamatórios, teobromina, teofilina e cafeína.

Enquanto a recomendação de ingestão do chá verde fica em até quatro xícaras ao dia, o chá mate é recomendado ingerir até um litro todo os dias, divididos em três porções e consumidas antes das principais refeições.

http://www.saudavelmente.net/diferenca-entre-cha-verde-e-cha-mate
http://www.saudavelmente.net/diferenca-entre-cha-verde-e-ban-cha

Nenhum comentário:

Postar um comentário