sábado, 27 de agosto de 2016

Sudeco e a produção de erva-mate

Os ervais que simbolizaram no passado tempos de riqueza hoje passam por crise na produção em Mato Grosso do Sul. No fim do século 19, a erva-mate assumiu papel fundamental no comércio do antigo sul de Mato Grosso. Com a expansão da economia, os ervais nativos deram origem dezenas de cidades.

A cadeia produtiva da erva-mate entrou em decadência nos últimos anos no estado. Segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2001 Mato Grosso do Sul tinha mais de 1.000 hectares cultivados com erva-mate. Em dez anos a área caiu para pouco mais de 300 hectares.

Por conta da diminuição da produção, em 2014 foram investidos cerca de R$ 5 milhões em municípios localizados na fronteira com o Paraguai. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da erva-mate no estado. Segundo a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), mais de 200 famílias devem ganhar esse incentivo. O projeto foi desenvolvido em Ponta Porã, Antônio João, Amambai, Laguna Carapã, Tacuru e Iguatemi. Em 2013, segundo a Sudeco foi investido nesses municípios o equivalente a R$ 2,5 milhões no apoio e fortalecimento da cadeia produtiva da erva-mate.

O projeto foi oficializado por meio de portaria de número 37, de dois de setembro de 2013, duplicada no Diário Oficial da União, que firmou acordo de cooperação técnica firmada entre o Ministério da Integração Nacional e governo do estado de Mato Grosso do Sul. O projeto reune empresas privadas e órgãos públicos, como a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul atuam na assistência técnica nas áreas de produção.

Ainda em busca de fortalecer e diversificar a produção estadual de erva-mate, representantes e diretores do Sindicato das Indústrias de Erva e Derivados de Mate de Mato Grosso do Sul defendem projeto de ampliação da produção estadual por meio de incentivos tributários.


http://www.atribunanews.com.br/especiais/agropecuaria/producao-da-erva-mate-na-fronteira-tera-r-2-5-milhoes-preve-projeto
http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2014/04/producao-de-erva-mate-em-ms-tera-investimento-de-r-5-mi-diz-sudeco.html
http://www.correiodoestado.com.br/noticias/ministro-garante-r-5-milhoes-para-projeto-de-plantio-da-erva-mate/189537/
http://www.douradosagora.com.br/noticias/capital/cadeia-produtiva-da-erva-mate-quer-ampliar-producao-em-ms
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/58571124/dou-secao-2-02-09-2013-pg-70
22/07/2013 05h26

Nenhum comentário:

Postar um comentário