domingo, 28 de agosto de 2016

Escola Menodora e a erva-mate

Uma das mais importantes unidades de ensino em Dourados é a Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo. A história da instituição de ensino iniciou em primeiro de março de 1971. Mas foi a partir da segunda década do século 21 que foi iniciado projeto que gerou grande repercussão a favor da escola. Por conta, da popularidade que a infusão a base da erva-mate possui na cidade, a instituição instituiu em seu calendário escolar a festa, a caminhada e o estudo focado na erva-mate, no tererê e do chimarrão.

O projeto teve suas primeiras ações em 2013 com a promoção da festa e caminhada do tererê. As atrações foram realizadas em 19 de setembro. A caminhada foi realizada por ruas próximas ao colégio até o legislativo municipal onde ocorreram palestras, exibição de vídeos, apresentações musicais, teatrais e declamação de poemas, bem como exposição de trabalhos. Foram parceiros do evento a Academia Douradense de Letras e fabricantes de erva-mate para o tererê.

A partir do ano letivo de 2015 esse projeto passou a estar garantido no calendário municipal por meio de emenda parlamentar. O projeto foi desenvolvido sob a denominação de Semana Cultural do Tererê em Dourados ou simplesmente Semana Municipal do Tererê. Naquele ano foi desenvolvida a terceira edição do projeto tererê da escola com a produção de diversos trabalhos, como poemas, vídeos, músicas, desenhos, artigos e cartilhas. Os trabalhos foram produzidos individualmente por alunos, ou em grupo pelos alunos, sob orientação de professores das disciplinas de Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Literatura, Produção Interativa, Artes e Biologia.

Trata-se de um projeto literário e cultural de valorização da erva mate, do tererê e do chimarrão, produtos de importância econômica na construção da identidade cultural de Dourados e de Mato Grosso do Sul. O projeto também busca contribuir na formulação de políticas públicas que contribuam para preservação da memória institucional da história do tererê, chimarrão e da erva-mate no estado. É uma ação que também visa contribuir para o exercício da interdisciplinaridade, maior sociabilidade dos discentes e se constitui como alternativa aos conteúdos impostos pela pedagogia tradicional.

http://www.folhadedourados.com.br/noticias/cultura/escola-menodora-o-projeto-terere-e-as-suas-licoes
http://www.folhadedourados.com.br/noticias/cultura/escola-menodora-e-o-projeto-da-erva-mate-terere-e-do-chimarrao

Nenhum comentário:

Postar um comentário