Encravada no coração oeste de Santa Catarina, o município de Ponte Serrada abriga a cada dois anos a Festa Catarinense do Chimarrão. Por conta disso, a partir de aprovação da Assembleia Legislativa e sancionada pelo então governador Esperidião Amin Helou Filho, a lei de número 11.834, de 10 de julho de 2001 e posterior consolidação pela lei 16.722, de oito de outubro de 2015, ficou Ponte Serrada reconhecido como a Capital Catarinense da Erva-mate.
A Festa Catarinense do Chimarrão é principal evento festivo e cultural do município, tendo por local o parque de Exposições Constanso Anselmo de Marco. A primeira edição foi realizada em 1986. O evento, que normalmente transcorre a cada dois anos, também acomoda feira industrial, comercial e exposição de animais. O mês mais tradicionais da promoção do evento é maio, mas já foi realizado em julho.
A erva-mate é o principal produto da economia local. Tanto que, a cidade recebeu o título de Capital Catarinense da Erva-Mate. A Festa do Chimarrão é realizada anualmente, mas, este ano, Antoninho e Tibe buscam superar todas as demais edições, investindo muito na melhoria do parque e em grandes atrações.
Mas o município, emancipado em 21 de junho de 1958, tem a erva-mate também como uma das bases do setor agrícola. A madeira de reflorestamento e a extração da erva-mate são matérias primas que geram importantes divisas econômicas a cidade. A maioria das propriedades rurais possui o cultivo da erva-mate consolidada e o material é comercializada nas ervateiras do próprio município e de outras cidades próximas.
O município possui cerca de 12 mil habitantes e fica a quase mil metros acima do nível do mar. Por isso, a arte de matear, as belezas naturais, os esportes radicais e os vastos pinheirais que entornam o Parque Nacional das Araucárias, criado em 2005, fazem do lugar um dos principais fornecedores de pinhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário