A partir do projeto Tchê Mate foi desenvolvida a peça Roda de Chimarrão que reforça valores implícitos na cultura do chimarrão de uma forma cômica. O protagonista é Chimarrito, um herói que na sua primeira versão percorreu e desvendou os caminhos do mate. Desde sua origem e envolto na lenda indígena, passando pelos soldados espanhóis, pelos tropeiros, pelos padres Jesuítas e, por fim, chega à cultura gaúcha. O espetáculo também aborda a importância das propriedades terapêuticas da erva-mate. A pesquisa apresentada no espetáculo também faz referência a origem da erva-mate Cambona, desenvolvida em Machadinho.
Enquanto que a segunda versão do espetáculo mistura linguagens diferenciadas e interligadas, como vídeo, música ao vivo e teatro. Nessa versão, Chimarrito percorre o Rio Uruguai a partir cenas gravadas em Urubici, município de Santa Catarina. No projeto intitulado "A Roda do Chimarrao II: Chimarrito percorrendo as Nascentes do Rio Uruguai" ainda é desenvolvida ao longo do espetáculo neve artificial junto a canções apresentadas pelos atores no palco. Ao longo da história são descobertas nascentes e pontos de preservação. Durante a turnê são distribuídas mudas de erva-mate.
Espetáculos da companhia receberam reconhecimentos regionais, estaduais e interestaduais, como o prêmio de melhor espetáculo na categoria Júri Popular no IX Maxi em Cena 2012, Festivais dos Festivais, em Maximiliano de Almeida, destinado ao Roda de Chimarrão - As Aventuras de Chimarrito. Além desse, outros dois projetos foram financiados via Ministério da Cultura: Roda de Chimarrão II - Percorrendo as Nascentes do Uruguai, e Caravana Ambiental – Revolta do Lixo Papão.
Todos os textos das peças são desenvolvidos pelo próprio grupo, o que garante a apropriação da linguagem regional. Desde 2006 foram quase 20 peças teatrais desenvolvidas desde a fundação. As apresentações passaram das 100 cidades visitadas, tanto no Rio Grande do sul, quanto em Santa Catarina. O grupo Aldeia Teatral também foi destaque em carro alegórico no carnaval de Joaçaba, Santa Catarina, em 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário