domingo, 26 de julho de 2020

Erechim, a cidade Capital da Amizade


"Quem passar pelo planalto com certeza
ao olhar para a mais bela natureza
há de ver campos de mel de guamirim
vai provar o mate da hospitalidade
vai levar no coração uma saudade
e a vontade de voltar pro Erechim."
                                   (Os Monarcas)

Erechim é mais do que a maior cidade da região do Alto Uruguai, região de planalto que circunda o grandioso Rio Uruguai. Erechim é reconhecida como a Capital da Amizade, pela sua hospitalidade. Aliás, quase tudo na cidade remete a uma conversa, em uma boa roda de chimarrão! Até porque a cidade possui diversas ervateiras.


Localizado em frente à Câmara de Vereadores, o monumento em homenagem à cultura do chimarrão foi inaugurado no dia 20 de setembro de 2006. Composto por uma cuia de chimarrão e uma chaleira, trata-se de uma referência ao hábito de chimarrear, tão comum na cultura gaúcha. Confeccionada em fibra de vidro, a cuia tem 1,97 metros e a chaleira (com o suporte) mede 2,20 metros.

Erechim é um termo indígena caingangue que significa "campo pequeno". Uma cidade com cerca de 100 mil habitantes, basicamente de origem italiana, alemã, polonesa, judaica, além dos primeiros habitantes da região serem os povos indígenas caingangues e guaranis.

O monumento também teve por objetivo de reforçar que a festa do chimarrão, apesar de hoje ser realizada em Venâncio Aires, na década de 1970 já era realizada em Erechim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário