terça-feira, 25 de junho de 2019

Erva-mate é opção no tingimento natural de roupas


 Ao invés de tintas, produtos vegetais e minerais para a coloração de tecidos são opção para o tingimento natural de roupas. A preocupação com a sustentabilidade é alternativa na retomada de técnicas ancestrais de pigmentação natural, por que não agridem o ambiente.

Tempo, água quente, erva seca da planta oficial do Rio Grande do Sul são misturados e fervidos. Os pigmentos, sem utilizar produtos químicos, são coados e as peças mergulhadas nas peças de roupas. É um processo demorado, feito à mão e com cuidado.

O tingimento pode levar até três horas. E não há padronização das tonalidades, fazendo com que cada peça seja única. Vem daí a identificação da técnica natural com o movimento chamado de slow fashion, moda feita em pequena escala, com maior tempo para a confecção e preocupação com todas as etapas da produção.

O movimento prega que as peças tenham tempo de vida maior, garantido tanto por designs atemporais quanto pela qualidade das matérias-primas utilizadas. Para a fixação dos pigmentos, mordentes (substâncias para durabilidade da cor) naturais como tanino e ácido cítrico são adicionados aos banhos quentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário