A Serra Gaúcha é prodigiosa em atrações. Dos vários passeios que Bento Gonçalves oferece aos turistas um dos clássicos é Caminhos de Pedra. Neste roteiro encontra-se a Casa da Erva-Mate. O prédio, construído em 1884, num primeiro momento, serviu como moinho da família Cecconello, que fabricava farinha de milho. Contudo, quem assumiu o lugar em 1956 foi família Ferrari. A preservada casa deu lugar ao que até hoje é a Casa da Erva-Mate Ferrari.
No local, há um
pequeno moinho, já que o processo ali demonstrado é artesanal e os soques - que
moem as folhas - são movidos por uma roda d'água. As folhas, depois de cortadas
nas árvores, são levadas para um forno aquecido. A erva depois de moída está
pronta para ser servida no chimarrão.
Depois da visitação, a pessoas podem vir até a loja, onde é ensinado a preparar o chimarrão e depois oferece degustação. O varejo também concentra uma grande variedade de artigos e produtos ligados à erva-mate e ao tradicionalismo gaúcho. A casa ainda apresenta um cenário natural diferencial, que serve também para gravações e fotografia.
O roteiro Caminhos de Pedra pode ser percorrido de forma independente ou em grupos. A estrada é bem sinalizada e totalmente asfaltada. Roteiro Caminhos de Pedra adotou ainda o selo “ambiente limpo e seguro” em seus empreendimentos e tem por objetivo ser um indicador de segurança para turistas, empreendedores e funcionários para o enfrentamento da pandemia provocada pelo Covid-19.
A
Casa da Erva-Mate fica em Linha Palmeiro, distrito de São Pedro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário