domingo, 16 de agosto de 2020

Novo Barreiro e os caminhos da erva-mate

Novo Barreiro é um município essencialmente agrícola e com farta produtividade de erva-mate, por isso é conhecido como "terra da erva-mate". O município leva no brasão de armas um ramo de erva-mate e à cultura também é referenciada no hino municipal: “Este é o berço de agricultores, de empresários, ervateiros e professores”.

O município se destaca pelo cultivo de erva-mate essencialmente sombreada. São 16 indústrias e mais de 20 marcas ligadas ao segmento. São gerados 200 empregos diretos. Mais de 70% das propriedades rurais do município tem erva-mate plantada ou nativa, embora essa não seja a atividade principal desses imóveis, informa a Prefeitura.

A erva-mate de Novo Barreiro é vendida para outros estados brasileiros e é até mesmo exportada. A partir disso, foi criado a Feira da Erva-Mate (Feimate) que é classificada como sendo um evento que engloba cultura, indústria, comércio, agronegócio e shows. O principal objetivo é demonstrar as potencialidades do município e promover intercâmbios culturais e sociais entre com a região. A Feimate teve a sua primeira edição de 24 a 26 de setembro de 1993. A nova edição foi em 2019.

De forma mais recente surgiu o roteiro turístico Caminhos da Erva-Mate. Ele é classificado como um roteiro pedagógico, rural, gastronômico e de lazer, que foi criado para mostrar ao público todos os processos de produção da erva-mate, desde a semente até o produto final pronto para o consumo. Além das paisagens, os visitantes conhecem o modo de vida dos produtores de erva-mate e as diferentes formas de cultivo e vivenciam ainda os costumes e tradições preservadas dos antepassados, conhecer as paisagens naturais e as áreas de lazer do município.

Novo Barreiro passou a ser colonizado a partir de 1850. A emancipação, a partir da cidade de Palmeiras das Missões, se deu em 20 de março de 1992.


Nenhum comentário:

Postar um comentário